Pesquisar este blog

domingo, 23 de abril de 2017

Notas sobre o conservantismo fundado no amor desordenado

1) É verdade que devemos ser amáveis com aqueles que são mansos e humildes de coração, mas também devemos ser sagazes, tal como são as serpentes. E é conveniente e sensato afastar-se de todo aquele que conserva o que é conveniente e dissociado da verdade - isso deve ser feito quando esta pessoa for advertida fraternalmente acerca de seu conservantismo, pois, neste ponto, o diabo está fazendo a cabeça dessa pessoa, a ponto de emburrecê-la.

2) Se a pessoa for só coração, e não mente em algum aspecto de sua vida, então ela está conservando o que é conveniente e dissociado da verdade, por força do amor desordenado. Vai chegar um dia em que pessoas como ela vão colocar um chifre em cabeça de cavalo, de modo a dizer que unicórnios realmente existem, quando, em verdade, não passam de seres mitológicos.

3) Quando começarem a agir desse modo, é sinal de que a pessoa está à esquerda do Pai, já que é escrava da insensatez. E, enquanto não se tornar gente, não passará de uma pessoa histericamente insincera - e quando despertar desse longo sono, talvez seja tarde demais.

4) Rezar para que saia disso é um trabalho de caridade muito maior que se pode fazer em prol da pessoa conservantista do que o mero chamado à razão, pois estes fazem ouvidos moucos à ação humana. E onde a ação humana falhar miseravelmente, aí Deus entra no meu lugar.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 23 de abril de 2017. (data da postagem original)

Nenhum comentário:

Postar um comentário