Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Notas sobre o namoro e o casamento fundados naquilo que herdamos em Ourique

1) Se devemos ir servir a Cristo em terras distantes, então uma das vantagens de se namorar uma pessoa que se encontra em terras distantes é que o amor será verdadeiro, visto que a prática do sexo será muito rara. Se a prática do sexo é remota, por força da distância e do encontro eventual dos amantes, eis aí um verdadeiro incentivo para a prática da castidade.

2) O lado bom de se namorar uma mulher que habita uma terra distante, ou mesmo estrangeira, é que poderei aprender dela a experiência de tomar o lugar de nascimento dela como se fosse meu lar também - e como já falei antes, nacionismo é também ciência, dado que não são apenas dois corpos que se tornam um só mas também dois lugares, a ponto de se tornarem uma nação.

3.1) Quando a prática é feita sistematicamente ao longo das gerações, nós temos um povo brasileiro verdadeiro, em que os membros da sociedade possuem ancestrais de cada um dos 27 cantões que representam a nossa federação. E isso constitui jus sanguinis - algo mais forte do que a letra da lei é capaz de declarar.
3.2) Em termos literários, isso constitui uma experiência muito rica, pois a pessoa aprenderá desde o berço os regionalismos. E é desses regionalismos que virão as experiências necessárias para se fazer uma boa leitura, a ponto de se reinventar a língua portuguesa de tal maneira em que todos os lugares sejam contemplados num texto só.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 5 de abril de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário