1) A verdadeira beleza aponta para Deus - e a beleza física é acessório que segue a sorte do principal, que é a beleza de caráter. Por isso, o fundamento da beleza aparente é apontar para a beleza transcendente, aquela que se dá através de atos, coisa que é própria dos santos, que estiveram no mundo sem serem mundanos.
2) Se os atos no mundo estão em conformidade com o Todo que vem de Deus, então há um quê de divino nessa pessoa - e essa pessoa não será a causa que te leva à fila da confissão, mas para a fila da comunhão.
3.1) Se enxergo beleza nessa pessoa, beleza essa que me leva à esperança de um dia estar no Céu junto com aquela pessoa, então eu encontrei uma boa razão para a vida a dois.
3.2) Se, contudo, enxergo beleza nessa pessoa de modo a possuir o seu corpo, usufruir-me dele e descartá-lo quando este definhar ou perecer, então já estou em pecado desde o momento em que a desejei com maus sentimentos. Por isso, devo evitar essa pessoa, pois meu corpo está em descompasso com o meu ser, já que isso acabou se tornando ocasião de pecado.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 4 de abril de 2017 (data da postagem original).
2) Se os atos no mundo estão em conformidade com o Todo que vem de Deus, então há um quê de divino nessa pessoa - e essa pessoa não será a causa que te leva à fila da confissão, mas para a fila da comunhão.
3.1) Se enxergo beleza nessa pessoa, beleza essa que me leva à esperança de um dia estar no Céu junto com aquela pessoa, então eu encontrei uma boa razão para a vida a dois.
3.2) Se, contudo, enxergo beleza nessa pessoa de modo a possuir o seu corpo, usufruir-me dele e descartá-lo quando este definhar ou perecer, então já estou em pecado desde o momento em que a desejei com maus sentimentos. Por isso, devo evitar essa pessoa, pois meu corpo está em descompasso com o meu ser, já que isso acabou se tornando ocasião de pecado.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 4 de abril de 2017 (data da postagem original).
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