Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Da amizade como a base para a sociedade politica

1) A tradição aristotélica é a base para a teoria da nacionidade, que é a crença de se fazer um país ser tomado como fosse um lar e nunca como uma religião onde tudo está no Estado e nada pode estar fora dele ou contra ele.

2) O filósofo Olavo de Carvalho falou da amizade como a base fundamental para a sociedade política. E isso se funda em Aristóteles.

3) Se política implica obra de caridade, então servir por amor ao próximo implica sempre que você deve servir ordem para que a ordem, fundada na confiança, bem te sirva.

4) Uma boa ordem se funda no sentido de servir àqueles que amam e rejeitam as mesmas coisas que você; se você tem como norte amar e rejeitar as coisas, tendo por fundamento aquilo que Jesus Cristo amou e rejeitou, então seu amigo deve ter os mesmos critérios. Tendo os mesmos critérios que você para amar e rejeitar as coisas, este seu amigo também é compatriota, pois toma o seu país como se fosse seu lar também. Este é o critério mais seguro para se identificar os verdadeiros brasileiros dos apátridas, covardes e pusilânimes que nasceram nesta terra.

5) Às vezes, o verdadeiro brasileiro não nasceu necessariamente no Brasil, muito menos se fez homem nele, mas, ao vir para cá, tomou este país como um lar nestes critérios que mencionei. Por essa razão, é mais brasileiro que muito lixo humano nascido nestas terras biologicamente falando, como o Lula, por exemplo. Por isso que nacionalismo e nativismo são pensamentos falaciosos e nulos, pois se fundam no materialismo.

6) É preciso lembrar que, antes de sermos brasileiros, somos cidadãos do Céu. E devemos tomar a pátria como um lar sob estes critérios.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 2014 (texto original)

Rio de Janeiro, 19 de outubro de 2014 (texto revisto e atualizado)


Relacionados:

O limite da ordem vai até onde você pode ser ouvido e compreendido: http://adf.ly/c8q9b

Comentários sobre a política, em Aristóteles: http://adf.ly/bmJVe

Relação entre conservantismo e proletarização: http://adf.ly/qkGqD

Escolher amigos com base em sabedoria humana dissociada da divina leva à apatria - e meu país seria os EUA: http://adf.ly/1PwLv2

O fundamento lógico para se obter um amigo virtual é o mesmo do amigo real: http://adf.ly/1Rxk1o

Notas sobre os dois tipos de filhas de Mariane que temos nas redes sociais: http://adf.ly/1ShqoU

Nenhum comentário:

Postar um comentário