Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Método para se descobrir a pátria

01) Eu fui a Portugal e à Europa para buscar a teoria. Para se entender o Brasil, é preciso se universalizar primeiro.

02) Não o fiz viajando, mas lendo livros e me informando através de gente inteligente.

03) É se universalizando que você estuda o caso particular. É o Brasil destilado em Ciência, em teoria.

04) Fiz como fez Ortega y Gasset com a Espanha. É somente assim que você trabalha a imaginação de seu povo. É preciso revestir-se de Brasil, de modo a se fazer verdadeira ciência. Mas de Brasil verdadeiro, de modo a que o país seja tomado como um lar e não como uma religião. Infelizmente, o Brasil sério, o monárquico e católico, está preso nos livros. Então, cerque-se dos autores sérios e faça o trabalho de libertá-lo.

05) A Pátria, para ser descoberta em sua verdadeira essência, precisa deste método.

06) É preciso ser um cavaleiro cristão e reconquistar a pátria, para ser um verdadeiro brasileiro. É preciso fazer isso no campo da guerra, contra os esquerdistas, e no campo das idéias, contra os que não sabem o que de fato deve ser conservado. É preciso se combater a falsa concepção de Brasil que a República criou.

07) É preciso rejeitar os bezerros de ouro e restaurar os verdadeiros símbolos que fazem com que a pátria seja tomada como um lar. Troquemos a caricatura do nacionalismo pela poesia do nacionismo. O estudo da verdadeira vocação da pátria é uma epopéia permanente e inacabada.

08) Só com uma tradição de estudos sérios, fundados em verdadeira ciência, que você consegue restaurar no povo os verdadeiros fundamentos da pátria, que estão em Cristo, Nosso Senhor.

09) Sem se trabalhar a imaginação, o país estará eternamente deitado em berço esplêndido e num eterno conservantismo, conservando esse odioso estado de coisas porque isso convém a uma pequena parcela de imbecis que se beneficia disso, em detrimento de todo o nosso potencial, fundado nas nossas circunstâncias, enquanto pátria.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 30 de janeiro de 2014.

Baseado no livro A Pátria Descoberta, de Gilberto de Mello Kujawski. O livro se encontra no meu dropbox. Por isso, entre em contato comigo no meu perfil de facebook e me mande seu e-mail que eu te adiciono na pasta de livros que digitalizei. Endereço do meu perfil de facebook:

https://www.facebook.com/jose.dettmann

O método envolve que se saiba casar muito bem ciência com literatura. Veja este artigo que escrevi: http://ecleneue.com/3iDs

Já que a teoria deve radicar-se no Brasil, ver o artigo que escrevi a respeito das fundações lógicas da pátria: http://ecleneue.com/3hGJ

Matérias relacionadas:


O Brasil de verdade reduziu-se a uma crença de livro: http://ecleneue.com/3ivC

Método para se redescobrir o sentido de ser brasileiro: ser como a Espanha - http://ecleneue.com/3ils


Nenhum comentário:

Postar um comentário