Pesquisar este blog

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Para se escrever bem, é preciso uma vida interior muito rica

1) Um escritor necessita de uma vida interior muito rica, de modo a escrever bem.

2) Uma das melhores formas de se desenvolver bem esse trabalho é viver a vida na clausura da própria casa, fazendo-a seu mosteiro. Por isso, viva a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus e vá rezando e meditando sobre cada linha de tudo o que você lê ou ouve por aí. Uma vida reta, uma fé reta e uma consciência reta é fundamento para um trabalho muito fecundo. 

3) Você não precisa ler muito para saber das coisas - basta meditar sobre o pouco que se aprendeu e ter muito senso de empiria sobre as coisas. A assistência do Santo Espírito de Deus ajuda a separar a verdade da mentira.

4) Se você leu muito numa fase da vida, na outra você escreve fundado no que você lembra, com base que você já leu ou já ouviu falar. Quando se medita, você passa a ter algo mais fundamentado e qualificado do que aquilo que se funda em leitura demasiada, pois ter a ajuda do Espírito Santo para se escrever pede retidão e nem sempre isso é fácil de ser conseguido. E só por isso tem mais valor - pois a sabedoria não necessita da citação de uma vasta bibliografia. Ela precisa de uma alma cultivada - e só.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 13 de fevereiro de 2016 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário