Pesquisar este blog

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Notas sobre a atividade intelectual organizada

1) Aproveitando a idéia do meu contato Fernando Rodrigues Batista, eu vou tentar construir um diário de leituras, copiando diretamente do livro tudo o que julgar relevante. Do que for destacado, farei análises quanto a isso, tal como fiz em alguns pontos dos Princípios de Economia Política, de Carl Menger.

2) idéia é muito boa e vou tentar tirar um dia ou outro para isso. Afinal, preciso ficar desconectado da internet de tempos em tempos, seja para efeito de leitura, seja para efeito de sistematização das idéias produzidas.

3) Antes da rede social, para se escrever algo edificante, eu precisava buscar o conhecimento e centralizar toda a informação dispersa em mim, de modo a produzir uma informação de qualidade. Isso era trabalhoso e caro - e a produção não era muito grande e consistente.

4) Com o advento da rede social, eu não preciso mais ter que correr atrás da informação - a informação vem naturalmente a mim. Basta que eu me associe a todos aqueles que amam e rejeitam as mesmas coisas, tendo por Cristo fundamento.

5) O advento da rede social gerou uma divisão do trabalho intelectual, de modo a que pudesse surgir think tanks, pessoas jurídicas de direito privado cujos empregados são regidos pela CLT e cuja relação de emprego se dá através da internet e da rede social, o que no direito se chama trabalho à distância ou teletrabalho. Esses empregados se especializam com base no que sabem fazer de melhor: alguns compartilham notícias, há outros que fazem análises, há outros que compartilham suas leituras e assim sucessivamente. O grande segredo é filtrar o que realmente interessa. Diante dessa divisão do trabalho, passei a produzir muito mais do que produzia, pois passei a escrever muito mais do que escrevia. Passei a escrever artigos melhores, mais consistentes.

6) Vai chegar um dia em que precisarei de um computador desconectado da internet de propósito, de modo a que eu faça o trabalho de sistematização das idéias. Pois o grande trade-off da rede social é que ela te distrai deste trabalho importante. Enquanto estou focado neste trabalho, muita informação corre solta, paralelamente a esse trabalho - e tudo o que realmente interessa acaba se perdendo. Por isso que o apoio desses colaboradores é muito importante, se a atividade intelectual se tornar uma atividade econômica organizada - e isso só é possível com a ação da livre iniciativa, coisa que o governo tanto reprime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário