Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Escreva de forma simples e direta - e de uma maneira organizada

1) Eu tenho visto muitos textos bons, escritos da maneira corrida - e dentre os que li, alguns são de um português muito sofisticado, mais preocupado com razões estéticas do que com a verdade contida no discurso. Pura vaidade! Isso pode levar um escritor ao fogo eterno!

2) Ressalvado o que já falei quanto ao estilo corrido, aprendido em nossas escolas, escrever textos em estilo sofisticado, fundado no juridiquês ou no estilo acadêmico, é extremamente ineficaz. Se nós vivemos a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus, então precisamos dizer as coisas do modo mais simples e direto. 

3) Todo escritor precisa ser como Cristo, ao escrever. Diga as coisas do modo mais simples e direto. Às vezes, é preciso dizer as coisas em forma de parábola; às vezes, você precisa escrever na forma de dissertação, como costumo fazer habitualmente - quanto mais simples e direto você for, mais você permitirá que a verdade se imponha por si mesma, já que isso edifica ordem pública.

4) Todo texto escrito é um ato de evangelização - por isso, escreva do modo mais direto e simples possível. E todo texto eficaz precisa de eficiência, de texto organizado - por isso que falo tanto em escrever na forma em que as encíclicas papais foram escritas. Escreva textos curtos e só se alongue se for necessário.

5) Escrever de forma simples é lutar contra o pecado da vaidade todos os dias. É um ato de penitência, além de ser um apostolado da diversão. Quem é que não gosta de um texto simples e muito bem escrito, agradável e fácil de ler?

Nenhum comentário:

Postar um comentário