Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Notas sobre o trabalho do Olavo

1) Olavo pode usar o vídeo para gravar suas aulas porque ele tem uma larga experiência como jornalista - e combinada com a sua experiência de filósofo, ele ensina as coisas ao maior número de pessoas possível, uma vez que a situação em que nos encontramos no Brasil precisa ser mudada de maneira urgente.

2) Ele sabe que o mar da impessoalidade é um mar traiçoeiro e perigoso, o mais perigoso dentre todos os mares que os portugueses já navegaram antes. Ele abraçou esse risco e seguiu em frente.

3) Ele conseguiu achar terra e nessa nova terra, nesse novo Brasil, ele continentalizou almas - e isso é uma outra qualidade do Olavo. Para exercer essa coragem pessoal, ele teve de abraçar uma cruz cujo madeiro é de chumbo - a das almas massificadas fundadas nos pseudovalores da Europa Continental: positivismo, republicanismo, conservantismo, salvacionismo, marxismo - enfim, tudo o que não presta. A continentalidade do Brasil é o berço onde as piores idéias sempre prosperam - e foi nelas que as idéias mais nefastas da Europa continental ganharam força, a ponto de os virtuosos viverem ilhados num mar sem fim de medíocres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário