Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Do conservantismo por omissão - o caso da presidente da Croácia

1) Se você é católico e se você se contenta com o que está disponível, então você corre o risco de pecar por omissão. Se você se contenta com o está disponível, então você pode estar conservando algo dissociado da verdade, a tal ponto que você correrá o risco de perder a amizade com Deus e se afastar do dever de não esquecer da dor de Cristo, que faz de você conservador e livre n'Ele, por Ele e para Ele (liberal, no meu modesto entender).
2.1) É possível haver conservantismo por omissão, sim. Muitos dos nascidos nesta terra tendem a se contentar com o que está disponível, a de correrem o risco de serem enganados a ponto de perderem a amizade com Deus sistematicamente e assim desligarem a Terra de Santa Cruz do Céu.

2.2.1) A maior prova disso é a presidente da Croácia, que se tornou a nova musa do movimento conservador. Muitos não sabem que ela é pró-aborto. 

2.2.2) Ser católico devoto e defensor do direito de abortar é uma incoerência, uma contradição absoluta. E isso é estar fora da conformidade com o Todo que vem de Deus, já que você não está amando e rejeitando as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento. Em resumo, você está excomungado, desligado da fé que recebemos dos Santos Apóstolos.

Destaco isto da notícia de jornal:
Considerada da ala moderada de seu partido, a política católica declarou durante sua campanha, em 2014, que daria o seu apoio caso um dos filhos se assumisse como homossexual. Ela também disse que autorizaria o uso medicinal da maconha e que a decisão de fazer um aborto cabe à mulher.
José Octavio Dettmann

Duas razões para se comemorar

1) A primeira é que nasceu um Deus-menino para o nosso bem (ele é Jesus).

2) A segunda é que vai morrer um deus-caudilho para o nosso bem, mais cedo ou mais tarde, quer por morte natural, quer por morte por pena capital (ele se chama Lula).

3) Se esse deus-caudilho morrer, aí eu posso dizer que Nietzsche tem razão, em relação a este caso. Pois no caso do que falei no ponto 1, ele está completamente errado, pois o Deus que se fez homem ressuscitou.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 16 de julho de 2018.

Lula vive se comparando com Jesus - se isso é verdade, imponham a ele os mesmos castigos que Jesus sofreu

1) Lula vive se comparando com Jesus, certo? Que tal matarem o apedeuta tal como mataram o verbo que se fez carne? Se o apedeuta não ressuscitar em 3 dias, é sinal de que não é Deus. Só o verdadeiro Deus é capaz de vencer a morte e a corrupção do pecado - e Jesus fez isso. Lula não fará isso, eu garanto.

2) Se ele se compara a Jesus, então ele deveria provar o que alega sendo flagelado e crucificado. Mas ele é um covarde - e a legislação brasileira veda esse tipo de prova, com base no princípio da dignidade da pessoa humana, abolindo a pena de morte ou outras penas consideradas "cruéis". Agora, matar uma criança dentro do ventre da mãe se respalda no mesmo princípio: no caso, o da dignidade da mulher feminazi, que é mais humana do que os outros.

3.1) Embora muitos não concordem comigo, parece-me que esta é uma boa solução.

3.2) O cristianismo é o que é porque se sustenta na verdade; o lulismo é o que é porque se sustenta em conservar o que é conveniente e dissociado da verdade - e perecerá por força da ação do tempo, já que o PT, sem seu deus-caudilho, não é nada.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 16 julho de 2018.

domingo, 15 de julho de 2018

Conservadorismos

O conservadorismo em moda aqui no Brasil, que se tornou bandeira de muitos cristãos, e que tem como ícone máximo, entre os políticos, o deputado e candidato à presidência Jair Bolsonaro, é o "conservadorismo empírico", como chama o Roger Scruton.

Tal é um conservadorismo "dos costumes", da "tradição cultural" (sic), em que a "religião cristã" entra como um elemento, importante até, porém SUBORDINADO ao interesse político, em sentido bem moderno: interesse pelo poder enquanto tal, o qual comporta um certo relativismo moral mitigado, que procurará agradar, tanto quanto seja possível e necessário para alcançar o poder, tanto às perspectivas morais da Lei Natural quanto aos interesses particulares que fazem parte do jogo político.

Não "conserva" o que é "eterno", mas o "que deu certo"; conserva o que é "conveniente" (para alcançar o poder), como diz o amigo José Octavio (que chama este conservadorismo de "conservantismo").

E se não conserva a "verdade moral enquanto tal", é por não conhecê-la, mas porque a "tradição" entra como um elemento ideológico: como afirma o próprio João Pereira Coutinho, estrela conservantista (sic) portuguesa, o "conservadorismo é uma ideologia reativa" (cf. PEREIRA COUTINHO. As ideias conservadoras. São Paulo: Três Estrelas, 2014, p. 29), que nasceu com Edmund Burke, após a Revolução Francesa.

Este conservantismo também sempre apoia o liberalismo em economia, e por isto, costuma se apresentar como "conservador nos costumes e liberal em economia". Aos princípios liberais da economia às vezes costuma dar um peso maior que aos princípios morais clássicos, e os conservantistas brasileiros costumam impugnar qualquer visão econômica "heterodoxa" (sic) como "comunismo" (sic).

Para uma visão mais ampla do tema "conservadorismo" ou "direita" eu sugiro o livro "Da direita moderna à direita tradicional: análise de uma categoria metapolítica", do prof. Cesar Ranquetat Jr.

Eu discordo apenas de 1 ponto do livro: penso que é preciso separar a direita tradicional de inspiração católica e a "tradição perenialista" citada pelo autor, que é, a meu ver, coisa bem moderna como o neoconservadorismo (e que influi nele...).

Mas é um grande livro, que apresenta com profundidade o panorama da "direita" e a importância da dimensão metafísica da política, além de resgatar a tradição conservadora ibérica (devo e pagarei uma resenha).

sexta-feira, 13 de julho de 2018

A Ciência Moderna nasceu do casamento da cultura cristã com filosofia islâmica, inserida na cultura cristã

1.1) Penso que a Ciência Moderna só poderia ter nascido a partir de um mix de cultura cristã e filosofia islâmica (inserida na cultura cristã).

1.2) Da primeira, recebeu: o impulso de contemplação do universo como um cosmos ou mundo ordenado, inteligível, "bom" (Gn 1,31), como já haviam visto os gregos; e o impulso poiético para "dominar" sobre este universo (Gn 1,26; 2,15), a partir de uma dignidade ("imagem de Deus") que não foi visualizada pelos antigos.

1.3) Contudo, a direção lógico-empírica da Ciência Moderna, de um conhecimento não metafísico, mas funcional, depende, a meu ver, de uma ideia dominante na filosofia árabe (absorvida na "via moderna" do final do medievo): Deus como Vontade suprarracional, e o mundo como fruto de puro arbítrio, sem essências metafísicas.

2.1) As "leis da natureza" da Ciência Moderna não têm caráter metafísico; "natureza" aí não é "essência" ou "forma", e "lei" não é "sentido" (logos) que aponta a um "fim" (telos); "natureza" é fluxo, devir, e suas "leis" são "arranjos" lógicos possíveis, que permitem ao homem uma certa organização do "devir", e que não têm um caráter absoluto.

2.2) Há, nas "naturezas" (metafísicas), outras propriedades que não podemos vislumbrar (nem com a filosofia!), o que explica, por exemplo, a possibilidade dos "milagres" e dá razão de um "multiverso" (sic).

2.3) São possíveis "arranjos" (lógico-empíricos) no campo das ciências humanas, que contradizem a natureza (metafisica) humana, o que explica todas as falsas teorias econômicas, sociológicas, históricas, políticas, antropológicas... que ENCONTRAM RESPALDO em certos dados empíricos acidentais que podem ser organizados logicamente (daí "teoria de "gênero" e coisas do gênero...).

3) Como já disse alhures, a "islamização" (sic) do Ocidente começou há muito, desde o racionalismo voluntarista característico da Modernidade...

Joathas Bello

https://web.facebook.com/permalink.php?story_fbid=380640685794183&id=100015447638450

Facebook, 13 de julho de 2018.

Comentários:

Carlos Cipriano de Aquino:  

1) Dizem que uma das drásticas diferenças entre o pensamento da ciência moderna e da filosofia cristã é que o primeiro quer controlar a realidade, enquanto o cristianismo não.

2) A ciência é gnose e alquimia. O próprio satanismo e a bruxaria são baseados nessa ambição humana de tentar controlar as coisas ao invés de aceitá-las.

 José Octavio Dettmann: Exatamente.

Brasília: cidade-modelo da apeirokalia urbana brasileira

1) Até 1990, o Distrito Federal tinha um governante designado pelo Presidente da República. A idéia era que a capital fosse a cidade-modelo para que as demais cidades seguissem o seu exemplo. Podemos ver isso em Buenos Aires ou Paris, por exemplo.

2.1) Como falei nos outros artigos, a cidade de Brasília foi criada a partir da cultura do amor de si até o desprezo de Deus, do Crucificado de Ourique. Por essa razão que o Rio de Janeiro, cidade historicamente portuguesa, não servia aos propósitos da maçonaria que domina o Brasil desde a secessão.

2.2) Além disso, é preciso somarmos a isso o planejamento estratégico, já que o Rio é uma cidade litorânea e esteve a ponto de ser bombardeada, durante o episódio conhecido como "A Revolta da Armada". Por isso, encontrar um lugar adequado para sua fundação no Planalto Central e viabilizar a integração nacional foi mesmo necessário. E não foi à toa que houve a famosa expedição Cruls, que lançou as bases para a futura fundação de Brasília.

2.3) Brasília nasceu da concepção de dois arquitetos: Oscar Niemeyer, notório comunista, e Lucio Costa, que presidiu o IPHAN e notabilizou-se como um dos maiores assassinos de monumentos da História da República. Como o comunismo decorre do amor de si até o desprezo de Deus, então ele é uma ode à maldade, à falta de beleza interior. É justamente por conta disso que a arte arquitetônica passou a ter um fim nela mesma e passou a servir a finalidades mais funestas, edificando liberdade com fins vazios.

3) Como Brasília é a cidade-modelo da apeirokalia urbana brasileira, isso acabou gerando maus políticos, políticos ineptos, de baixa qualidade moral. E eles têm dominado o cenário político desde que o Distrito Federal ganhou autonomia política, em 1990.

4) Governar Brasília implica remar constantemente contra a maré, dado que é preciso combater até mesmo a maneira pela qual esta cidade foi concebida.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 13 de julho de 2018 (data da postagem original).

Paulo Manuel Sendim Alves Pereira: Acho que isso não tem nada a ver. No Rio de Janeiro os políticos são muito piores em todos os aspectos e pontos de vista, e a cidade também em tudo aquilo que teve influência humana, nos últimos anos. Para além disso Brasília, foi uma ideia lusitana do Marquês de Pombal. Atribuir a ideia de Brasília a outros não é mais do que instrumentalização da história. Brasília era para ser a capital do império português, para que este não sucumbisse com qualquer "invasão francesa". Pretendia-se não ficar à mercê de ataques esporádicos bem sucedidos pelo Litoral. Olha a confusão em que estaria metido o Brasil se o Rio fosse a capital. Pensem bem!

 Silas Feitosa:  A escolha de um local distante dos mares, como forma de evitar ataques estrangeiros, saiu da cabeça de José Bonifácio de Andrada - pelo menos, ele foi um deles. Agora, a concepção arquitetônica da cidade foi toda montada a partir de pressupostos socialistas. Isso está amplamente documentado. Lucio Costa e Oscar Niemeyer nunca esconderam isso. A degradação do Rio contém outros componentes, entre eles, a mal planejada abolição da escravatura, que foi uma decisão acertada, mas feita de forma atabalhoada, sem pensar numa solução plausível para milhares de escravos que ficaram perambulando pelo Rio.

 Paulo Manuel Sendim Alves Pereira: Da esquerda à direita, tudo historinhas da carochinha. Incrível!
Marquês de Pombal já tinha a ideia do planalto central, enquanto Bonifácio nem tanto, pois ele planejou a capital mais para Minas.

Silas Feitosa: Em vez de dizer que fomos enganados, apresente suas razões, os fatos históricos que comprovem isso.

 Paulo Manuel Sendim Alves Pereira: 

https://sol.sapo.pt/artigo/6816/marqu-s-de-pombal-e-autor-da-ideia-da-cidade-de-brasilia

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/brasilia/brasilia.pdf

José Octavio Dettmann: Eu ia morrer sem saber que foi o Marquês de Pombal quem planejou a mudança da capital pra Brasília.

Maurício da Silva. Eu também. Mas, de qualquer forma, Pombal era um liberal e isso por si só não desmonta o argumento.

José Octavio Dettmann: Exato! Isso não desmonta o argumento de que Brasília é um monumento do amor de si até o desprezo de Deus, ainda mas vindo da mão de Pombal. Por conta do amor de si até o desprezo de Deus, Brasília, querendo ou não é, o modelo de apeirokalia urbana por excelência, nestas terras. E pior é chamar essa coisa horrenda de "Terceira Roma". O Loryel aponta isso num vídeo - era para ter uma segunda parte, a qual ainda não foi publicada no youtube.

Notas sobre o ritmo na fotografia de livros

1) Dizem que os melhores trabalhos tomam mais tempo para ficarem prontos. Isso é verdade, já que eu sou perfeccionista por natureza. Sempre estou de olho no céu de modo a ver se o tempo vai ser favorável para se tirar uma boa foto ou não. Por hábito, sempre fotografo uma página por dia, uma vez que tenho de deixar o peso atuando sobre o papel de modo a tirar o curvado da página que vou fotografar no dia seguinte - e esse trabalho leva um dia inteiro. Se um livro tem 300 páginas, certamente levarei 300 dias de bom tempo fotografando. Quando há tempo ruim, o trabalho fica suspenso até o próximo dia com tempo bom. Trabalho todas as manhãs, de segunda a segunda fotografando.

2.1) Como falei no meu artigo anterior, eu não tenho pressa; afinal, esta é a maneira mais rápida que encontrei de envelhecer com saúde e sabedoria, pois faço isso até ficar perfeito.

2.2) Como tudo na vida, este trabalho tem um ritmo, tem uma cadência. Não adianta forçar - a beleza vem de dentro pra fora, já que digitalizar é um serviço dedicado aos outros, um ato de bondade - e isso precisa ser feito tal como um ferreiro que forja o ferro até atingir o formato desejado.

2.3) Trata-se de uma verdadeira arte, pois esta é a melhor pedagogia que conheço para se viver a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus. Se você busca eficiência, você busca a si mesmo até o desprezo de Deus e isso só será válido se o homem for a medida de todas as coisas; nesse ponto, o que mais vale é a sobrevivência - nela vale a lei do mais forte, não a justiça.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 13 de julho de 2018.