Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Novas notas sobre capitalização moral

1) Todo aquele que sabe prova do sabor das coisas de modo a conservar o que é conveniente e sensato, pois nele vê a fumaça do bom direito natural, daquilo que nos orienta a estarmos em conformidade com o Todo que vem de Deus.

2) Todo aquele que prova do sabor das coisas guarda dentro de si a semente que vai ser germinada em solos férteis, em todos aqueles que desejam amar a rejeitar as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento. Quando mais ele prova o sabor das coisas, mais sementes ele estoca. E quanto mais pontes ele cria, mais ele é capaz de criar novas sementes ao cruzar uma coisa a outra, criando novos saberes, descobrindo o que antes estava encoberto.

3) Por isso, quando se aprende de alguém que é sábio, você está pedindo um empréstimo dessas sementes a ele de modo a se ter um atalho para poder progredir - afinal, você não perde tempo arrombando portas já abertas. E essas sementes, se plantadas em solo adequado, elas gerarão muito fruto, podendo aperfeiçoar ainda mais as coisas, pois o verdadeiro progresso se dá conservando o que é conveniente e sensato até conservar a dor de Cristo.

4.1) Foi na agricultura que surgiu o conceito de juros.

4.2) Como provar o sabor de coisa é próprio de quem busca o saber, então a capitalização moral está muito relacionada à noção de agricultura da alma - e uma alma cultivada faz com que toda uma tradição intelectual seja construída com base nessa relação de confiança sistemática que se dá entre o mestre e seus discípulos.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 4 de dezembro de 2017.

Postagens relacionadas:

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2017/12/notas-sobre-agricultura-da-alma-o-caso.html

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2012/04/comentarios-uma-charge-da-mafalda.html 

Um comentário:

  1. Como 'toda planta gosta de água e bosta', como pontificava certo botânico, nos tempos de abundância de pecados,em que os santos mais choram.a planta da alma mais cresce, tanto o joio quanto o trigo.

    ResponderExcluir