Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

O homem é o animal que conserva

1) Para Aristóteles, o homem é o animal que erra. Para Kant, o homem é o animal que mente.

2.1) Uma pessoa que não conhece a verdade conserva o que é conveniente. Se ela observa isso com prudência, aos poucos vai provando o sabor das coisas até saber a verdade, que é Cristo Jesus.

2.2) É pela prudência que vai coando as coisas de modo que, dentre as coisas conservadas, ele fique com aquelas que apontam para a serva do Senhor, a Virgem Maria; se não fosse pelo "sim" dela, o segundo Adão não teria vindo.

2.3) É por conta disso que ela se tornou a segunda Eva - a co-redentora, por ser a mãe de Jesus . Se você não imitar o exemplo de ouvir e guardar as coisas no coração, como você conservará a dor de Cristo, sem a qual não há a verdadeira ordem livre entre nós, de modo que Cristo esteja em nós e nós n'Ele através da eucaristia? Afinal, se você não estiver com a serva do Senhor, nada você conservará.

3.1) Cristo é o Messias que veio para nos salvar do pecado. E imitar as feições do Filho da Virgem Maria implica ser como o Messias que vai vir no Natal.

3.2) Conservar é servir - e servir é ser pro-ativo no tecido social composto por todos aqueles que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento. E ser pró-ativo implica necessariamente proteger, pois Deus age em tudo e em todos ao tecer um todo orgânico que fique em conformidade com a sua vontade, pois Ele criou as coisas por amor.

4.1) O verdadeiro amigo de Cristo compartilha das dores e das alegrias de seu mestre. Se você não é amigo de Deus, como você enxergará Deus em seu próximo, que foi verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

4.2) Quando o vassalo de Cristo é amigo de Deus e vê no seu povo a figura de Cristo, ele está pronto para identificar os amigos e o inimigos.

4.3) E é imitando Cristo nos assuntos de Estado que ele vai criando uma civilização, servindo a Cristo em terras distantes e levando todo um conjunto de cidades e regiões sob sua proteção autoridade a ser tomado como um lar em Cristo, de tal maneira que no Rei, o primeiro cidadão de todas essas cidades, seja vista também a figura de Cristo, que é o verdadeiro primeiro cidadão de todas as cidades que crêem n'Ele como seu Senhor e Salvador.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 4 de janeiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário