Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Por que digo que sou um polonês espiritual?

1.1) Até onde sei, minha árvore genealógica espiritual remonta até Adam Sapieha. Ele foi arcebispo de Cracóvia e foi ele quem fez de Karol Wojtyła (São João Paulo II) um padre. 

1.2) D. Karol Wojtyła, quando foi arcebispo de Cracóvia, fez do Monsenhor Jan Kaleta padre. 

1.3) Monsenhor Jan Kaleta é meu padrinho de crisma, mas eu não segui o caminho do sacerdócio como o padre Evandro, que também é afilhado de crisma do Monsenhor Jan Kaleta. 

1.4) Eu sou padrinho de batismo, pai espiritual de meu irmão Gregório, que um dia vai ser pai, chefe da igreja doméstica que decorrerá de seu ramo, que no momento se encontra no Chile.

2) Adam Sapieha foi príncipe da Polônia e senador da Segunda República Polonesa - era membro da szlachta (nobreza) de Cracóvia. Karol Wojtyła, ordenado por ele, se tornou São João Paulo II.

3.1) Diante da minha posição, eu preciso ser tanto nobre quanto um santo. E isto é de enorme responsabilidade. 

3.2) Em mim há uma parte importante da história de Cracóvia, bem como da Polônia e de toda a Cristandade. Por isso que preciso tomar a Polônia como um lar tanto quanto o Brasil, por força daquilo que meus ancestrais de sangue, os portugueses, receberam diretamente de Cristo em Ourique.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário