Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

O que penso hoje sobre economia decorre da minha experiência dentro de casa, com a minha própria família

1.1) Um dos fundamentos do distributivismo é honrar pai e mãe.

1.2) Como família é a base da sociedade, então a confiança é tudo - e é por força dela que os filhos sucedem aos pais na titularidade das coisas, quando estes forem para a pátria definitiva, a qual se dá no Céu

2.1) Eu comecei a meditar sobre práticas bancárias a partir das relações que tenho com a própria família. Eu costumo emprestar dinheiro para os meus pais, quando estes mais precisam.

2.2) Como sou católico, e a ética protestante não me serve, então eu decidi aplicar nas minhas relações com eles os fundamentos da Santa Religião, fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus.

2.3) Como devo honrar pai e mãe e não posso cobrar sobre coisas destituídas de caráter produtivo - a tal ponto de estar com isso amando mais o dinheiro do que a eles -, então eu fui aplicando essas regras básicas e comecei a perceber que elas realmente funcionam - e costumam funcionar muito bem aqui em casa.

3.1) Eu seria um hipócrita se pregasse abertamente a DSI sem antes experimentar fazer essas coisas dentro de minha própria casa, primeiro. Fiz com a DSI aquilo que São Paulo, Apóstolo, bem recomendou: experimentei a DSI e fiquei com o que é conveniente e sensato, isto é, com todos os aspectos da Doutrina Social da Igreja.

3.2) Muitos dos que defendem a DSI jamais tiveram a audácia de experimentar em sua própria casa as coisas propostas pela Igreja de modo que a lei moral, que se dá na carne, seja restaurada em cada indivíduo e distribuída a todos aqueles que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento - e neste ponto assumem uma posição de sola traditio, preferindo a letra à ação humana - e a letra mata, pois é fé sem obra.

3.3) Como a realidade é a mãe de todas as proposições, então pregar algo sem isso ter sido passado pelo crivo da experiência social é conservar um quê de insensatez, pois a experiência pessoal é um microcosmos da experiência social - e essa insensatez é dissociada da verdade.

3.4) Por essa razão, você deve perguntar a todo defensor da DSI se ele praticou os ensinamentos da Santa Madre Igreja em sua própria casa, antes de pregá-la abertamente em praça pública ou rede social. E se ele fez a lição de casa, então é sensato e prudente que ele mostre os resultados, antes de ficar vociferando doutrinarismo hipócrita.

3.5) Eu posso falar por mim mesmo porque eu sempre pratico o que prego. E toda experiência que faço tem sempre relatório e vira artigo - e vocês, meus leitores, são testemunhas disso.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 9 de janeiro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário