Pesquisar este blog

domingo, 14 de janeiro de 2018

Deus, Pátria e Família são círculos concêntricos e não secantes

1) Eu concordo com este lema: Deus, pátria e família.

2.1) Você só ama a Deus e toma o país como um lar em Cristo amando a sua família, vendo Cristo nessas pessoas de seu convívio. Afinal, a família é a base da sociedade; ela constitui a igreja doméstica, a pequena comunidade dos que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, na conformidade com o Todo que vem de Deus. Se você ama a sua família, então não demorará a tomar a família dos outros como parte de sua família também, a ponto de ser solidário e hospitaleiro, causas de nacionidade. E, neste ponto, a pátria se torna uma família ampliada, por força da solidariedade e da caridade - de tudo o que há de mais sólido. fundado na conformidade com o todo que vem de Deus.

2.2) Deus, Pátria e Família são círculos concêntricos - jamais círculos secantes, onde não sabemos onde termina um e começa outro. E se você não onde sabe onde começa um círculo e onde termina o outro, então terminará afirmando que tudo estará no Estado e nada pode estar fora dele ou contra ele, por força da confusão. E, neste ponto, a acusação de que os integralistas lembram os fascistas soa verdadeira, dado que estão confundindo nacionismo (o senso de tomar o país como um lar em Cristo, o que nos prepara para a pátria definitiva, a qual se dá no Céu) com nacionalismo (o senso de tomar o país como se fosse religião, em que tudo está no Estado e nada pode estar fora dele ou contra ele)

3.1) A Igreja Católica, com base na Doutrina Social da Igreja, sempre defendeu a subsidiaridade: aquilo que o conjunto das famílias não pode resolver, que o governo local resolva; aquilo que o conjunto dos governos locais não pode resolver, que o governo provincial resolva; aquilo que o conjunto das províncias não puder resolver, que o governo nacional resolva.

3.2) E isso tem mais haver com a teoria dos círculos concêntricos do que com a teoria dos círculos secantes, uma vez que não devemos reduzir a moral à lei positiva, pois isso edifica liberdade com fins vazios. Afinal uma comunidade não pode ser fundada por critérios puramente humanos, fundados no fato de se conservar o que é conveniente e dissociado da verdade; toda imaginação fundada nisso não passa de mentira, invenção, tal como aconteceu com Brasil, cuja secessão se deu na mentira de que o Brasil foi colônia de Portugal. Nosso país nunca será bem-sucedido enquanto a mentira fizer parte das fundações lógicas da pátria, pois ela põe de lado toda a nossa conexão de sentido com Deus, coisa que temos desde Ourique.

3.3) Se devemos trazer o futuro para o presente, então devemos deixar o Espírito Santo ser nosso guia. Afinal, somos herdeiros da missão de servir a cristo em terras distantes, por força daquilo que houve em Ourique - e isso nasceu de um milagre - o que dispensa qualquer imaginação, dado que é realidade extraordinária, um fato concreto que dispensa qualquer prova.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 14 de janeiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário