Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

De que forma o conservantismo, fundado na mesquinhez, gera um arremedo de cultura, onde o falso é tomado por verdadeiro? O caso do tabu de que tomar leite com manga faz mal

1) Estava ouvindo meus pais comentando sobre um tabu alimentar que há no Brasil foi ensinado a eles pelas mães deles: tomar manga com leite faz mal.

2) Esse tabu surgiu por conta da seguinte circunstância: o leite era um alimento raro e caro - o Brasil estava começando a ser povoado e importar bois e vacas - seja para a produção do engenho, seja para alimentar os habitantes do engenho, devido aos riscos inerentes da viagem oceânica - era caro, já que atender a demanda era complicado. Por mesquinharia, para evitar que os escravos, visto como uma mercadoria e nunca como seres humanos que são, provassem do leite, criaram o tabu de que tomar leite com manga fazia mal. E por ignorância, isso se espalhou.

3) Quando soube do motivo determinante desse tabu, que se dava por força da mesquinhez dos senhores de engenho, eu fiquei revoltado. Jurei a mim mesmo que acabaria com essa cultura, pois o que decorre da mesquinhez é fora da conformidade com o Todo que vem de Deus - e mais grave ainda se isso for conservado conveniente e dissociado da verdade. Ainda que digam "que é uma tradição e tem a sua beleza", eu respondo que nada que decorra de algo mesquinho tem beleza - o que é nefasto hoje será nefasto daqui a dezesseis gerações, ainda que chamem isso de "tradição". Cultivar gerações nessa ignorância é conservantismo. Assim como isso é inaceitável, inaceitável também é a cultura islâmica, onde há a cultura do estupro e a mutilação do clitóris.

4) Ainda bem que meus pais não reproduziram em mim os vícios dessa má consciência produzida pelos seus respectivos pais, quando eles eram pequenos.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 8 de janeiro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário