Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Das utopias órficas e prometeicas em Lewis Mumford

1.1) Em seu livro sobre as utopias, Lewis Mumford afirma a existência de basicamente dois tipos de utopias: a órfica e a prometeica. 

1.2) A utopia órfica é aquela que pretende transmutar a natureza humana de dentro para fora, e a utopia prometeica é aquela que pretende transmutá-la de fora para dentro. Um poema, um romance, uma filosofia são, neste esquema, uma tecnologia órfica; um automóvel, um avião, um computador, uma anestesia são, também no esquema mumfordiano, uma utopia prometeica. Para Mumford, aquela é preferível a esta, sendo que é desta que proviria a maior parte das desgraças humanas.

2.1) Gosto muito de Mumford, mas essa distinção não existe. Hoje sabemos que, tal como o Anel de Tolkien, a simples presença humana é suficiente para alterar os resultados de um experimento científico. 

2.2) Tanto a utopia prometeica como a utopia órfica são a expressão de uma antiqüíssima ciência chamada alquimia, a ciência dos anjos caídos. Portanto, queira-se ou não, qualquer conhecimento empreendido pelo homem é uma espécie de alquimia, um Anel de Tolkien; quem o usa, ou dele se aproxima, adquire os atributos prometeicos, ou órficos, daquele que o criou.

Volto ao assunto outro dia.

Roberto Santos (https://web.facebook.com/roberto.santos.3114/posts/10215526794506427)

Facebook, 24 de Janeiro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário