Pesquisar este blog

sábado, 13 de janeiro de 2018

Quando você não tem nobreza nos laços de sangue, a nobreza pelos laços do espírito supre

1.1) Quando não se tem, pela via dos laços de sangue, uma árvore genealógica composta de pessoas importantes, que fizeram o país ser tomado como um lar em Cristo, ao menos a árvore genealógica do espírito - que se dá pelo batismo, crisma e sacramento da ordem - te dá aquilo que você precisa.

1.2) Como o Mons. Jan Kaleta é meu padrinho de crisma, então tomar a Polônia como um lar em Cristo tanto quanto o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves é questão de honra pra mim. Se eu não falar do Padre Jan tanto quanto falo de D. Afonso Henriques, então as pedras falarão.

2.1) Uma pessoa muito pobre - se tiver vida reta, fé reta e consciência reta - pode adquirir essa nobreza pela via do empréstimo, se a sua linhagem espiritual for composta de pessoas santas ou mesmo de pessoas que fizeram parte da nobreza no passado, como o caso de Adam Sapieha, que ordenou São João Paulo II padre.

2.2) Tendo gente desse quilate para imitar na virtude, essa nobreza espiritual pode ser convertida em nobreza de sangue. Basta se casar com uma mulher que seja tão católica quanto uma polonesa.

2.3) E isso é um tipo de capitalização moral, por força do empréstimo espiritual.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário