Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Da democracia como governo totalitário

1) Tem gente que defende esse negócio chamado de "democracia integral". E essa gente fica tão apegada a isso, como se fosse a coisa mais bonita do mundo, sem saber que isso não passa de uma pura ilusão.

2.1) Ora, democracia é governo do povo, pelo povo e para o povo. 
2.2) Se o povo é tomado como se fosse a voz de Deus, então o Estado, que administra a vontade do povo, está legitimado a falar em nome desse povo e a ser tomado como se fosse religião, em que tudo está no Estado e nada pode estar fora dele ou contra ele.

3.1) O povo que se auto-organiza na forma de Estado tende a ser tomado como se fosse um povo eleito, enquanto os que são incapazes de se governarem a si mesmos são os condenados - a mesma lógica usada por Juan Ginés de Sepúlveda, ao apontar que os indígenas eram incapazes de se governarem a si mesmos por força de serem selvagens, em debate que teve com São Bartolomé de las Casas, diante da corte de Carlos V, em Cádiz.

3.2) Dentro desta lógica, os democratas cristãos seguem a lógica totalitária do governo de Calvino, que dividiu o mundo entre eleitos e condenados, coisa que caracteriza a heresia protestante. É por força desse princípio que se confirma a tese de Lutero de que o povo deve seguir a religião de seu príncipe (um príncipe, uma só religião).

4.1) Não é à toa que se trata de um conceito pervertido de democracia.

4.2) Pelo que o professor Olavo aponta, os primeiros teóricos da democracia viam o governo popular como uma forma de equilíbrio que era feito de modo que nenhum homem tivesse poder sobre outro homem, tal como houve na Roma Antiga. E para que isso acontecesse, esse poder foi institucionalizado em três poderes harmônicos e independentes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Isso sem mencionar que a autoridade dos governantes decorre do consentimento dos governados, tal como apontado no item 2.2.

4.3) Todas essas observações decorreram de estudos do mundo antigo, tal como aconteceu com Maquiavel, jamais da teoria do direito divino dos reis. Enfim, tinham um certo cunho neopaganista e descristianizante. Como o Estado Romano era totalitário, então essa retomada do paganismo clássico foi um resgate do Estado totalitário.

5) Não é à toa que a teoria de Locke serviu de base para o governo maçônico na América, que se tornou um exemplo de civilização fundada no amor de si até o desprezo de Deus.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário