Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de março de 2017

Comentários sobre as coisas que ouvi na vida, por conta de ser escritor

1) Durante muito tempo escutei coisas deste tipo, enquanto exercia meu ofício de escritor:

A) "É só isso que você faz? Não tem outra coisa melhor pra fazer?"

B) "Sendo escritor não tem como ficar rico ou ganhar a vida".

2) Mas ontem, eu ganhei meu dia: "ser escritor é uma bênção. Se não estivesse trabalhando, eu passaria o dia inteiro ajudando você em seu trabalho, José Octavio." (Auridélia, minha assistente).

3) O que faz o meu trabalho ser valorizado é gente lendo o meu trabalho e comprando os meus livros - ou fazendo doações enquanto o livro está sendo feito, de modo a que me aprimore e mais e mais. Semear boa consciência é um encargo muito pesado - não é à toa que estou numa das profissões mais difíceis desta terra.

4.1) A sorte está virando a meu favor. Espero que a providência divina me dê o que preciso de modo a que não troque o ofício de escrever por nada no mundo. Quando a advocacia for saneada, eu poderei advogar e conciliar o trabalho de escritor numa boa. Por enquanto, a advocacia tá mais pra um bico, embora pague muito bem.

4.2) E é justamente por conta disso que as pessoas acabam se corrompendo: o bico remunera melhor que a vocação. Eis porque há crise de vocações nesta terra.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 31 de março de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário