Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Sobre a importância de salvar o progresso de sua partida, nos jogos de videogame (e uma analogia disso com a vida real)

1.1) Uma coisa que aprendi nos antigos adventures dos anos 80 e 90 do PC é que é preciso ter o hábito de salvar os jogos com freqüencia, de modo a explorar todas as possibilidades de ação possíveis dentro do jogo.

1.2) À medida que você vai progredindo no jogo, novas possibilidades de ação vão surgindo de modo a que você possa experimentar e descobrir qual pode ser o melhor caminho possível ao seu jeito de jogar, que é de certo modo um jeito de ser. E quanto mais se avança, mais possibilidades se acumulam ao longo do tempo - o que faz com que os jogos de estratégia acabem imitando a vida real neste aspecto, pois as possibilidades são tantas, quase infinitas, que se torna conveniente e sensato se especializar em determinados ramos de saber de modo a que você progrida tanto intelectualmente quanto espiritualmente.

1.3) Por isso, quando você está numa circunstância de jogo onde há um leque de opções a explorar, salve a partida e experimente todas as possibilidades de ação, pois é somente assim que você ganha experiência enquanto jogador.

2.1) No caso da vida real, a única maneira de salvar uma experiência vivida é registrando-a por escrito. E para se viver bem, você precisa conhecer a experiência dos que estiveram em vida antes de você, de modo a que você se mantenha num caminho reto e virtuoso, conforme o Todo que vem de Deus. Se não houvesse tradição, a gente viveria a vida em pecado constante, conservando o que é conveniente e dissociado da verdade, que é Cristo.

2.2) Se a Ciência Política estuda todas as possibilidades de ação humana possível de tomada do poder, então é indispensável que você aprenda tudo o que é preciso saber por meio de simuladores - ali está toda a experiência acumulada dos livros condensada em algo claro e prático, de modo a ser facilmente visualizado e percebido. E neste ponto, nada é mais didático do que jogos de simulação e estratégia.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário