Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Notas sobre o verdadeiro liberalismo na ordem econômica e social

1.1) Todo trabalho liberal pede uma remuneração liberal.

1.2) Isso pressupõe que eu seja o dono de minha força produtiva, já que Deus me deu dons - e um desses dons é o dom de si. É do dom de mim que me ponho à serviço dos meus pares, uma vez que vejo neles o espelho de meu próprio eu, ainda que em terras distantes.

2) Se tenho o dom de mim, de modo a responder ao chamado de que Deus me faz através do meu trabalho, então o meu próximo, ao me ver como um espelho de seu próprio eu e como prestador de serviço, deve negociar comigo de modo a que meu tempo não seja desperdiçado com coisas vãs, vazias. Se tiver que trabalhar num projeto organizado por este próximo e tiver as forças do meu trabalho dirigidas a algo nobre e edificante, então aceito trabalhar sem problemas neste projeto. Tudo é muito simples: basta negociar. Meu tempo é valioso - e se faço um bom trabalho, então eu devo ser bem pago.

3) Uma das razões pelas quais não estou no momento trabalhando em economia subordinada é porque não encontrei alguém íntegro o suficiente para ser meu chefe. E para ser meu chefe é preciso ser boa pessoa e pagar muito bem pelo serviço que presto - e eu darei o meu melhor e espero que ele me pague bem por isso. Como não conheço ninguém, no sentido mais íntimo do termo, então não aceito me sujeitar a quem não conheço, pois não sou rato de laboratório.

4.1) Dentro desta circunstância, prefiro fazer o que faço: trabalhar em casa e edificando as pessoas na internet por meio dos meus escritos. Toda vez que tiver algo edificante para falar, eu falarei - e é assim que me sinto útil à sociedade.

4.2) Não estou há muito tempo nisto - por isso, ainda não são muitos os que colaboram com o meu trabalho. Mas com o que faço eu já sou capaz de montar uma biblioteca bem equipada e continuar trabalhando mais e mais. E é desse trabalho que faço que terei meu próprio canto e manterei uma família - se tiver que buscar a vida que todo mundo busca, que leva à depressão e ao suicídio, isso eu não quero pra mim.

4.3) Pior do que ter um Estado que suga o nosso dinheiro com impostos é ter gente FDP no empresariado que suga o nosso viver e nos paga uma miséria de salário, como se fôssemos seres descartáveis - e é isso que esses débeis mentais, esses libertários-conservantistas, não enxergam. Por isso que Chesterton está certo em dizer que capitalismo demais gera comunismo na mesma proporção - é da liberdade para o nada que se dissemina a injustiça no seio da sociedade.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 1º de fevereiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário