Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Notas sobre a composição revolucionária da República Brasileira

1) A República brasileira foi um mix de influências revolucionárias: Revolução Americana, Revolução Francesa, Fascismo Italiano e Idealismo Alemão, que é um tipo de Romantismo em que você faz um pacto com o diabo para conseguir ganhar uma eleição (e nele o Estado é tomado como se fosse uma segunda religião, em que tudo está no Estado e nada poderá estar fora dele ou contra ele).

2) Herdamos um modelo constitucional americano, mas a estrutura jurídico-administrativa é francesa. Foi adotado o casamento civil e o registro civil de pessoas naturais. As freguesias foram convertidas em distritos, que depois se tornaram bairros. Se a estrutura das freguesias portuguesas fosse mantida, eles iriam criar algo terrivelmente mais medonho: as paróquias civis.

3) Casamento civil, registro civil, paróquia civil (impropriamente chamada de "freguesia") - eis o kit completo para se tomar o Estado como se fosse uma segunda religião. De alguma forma fomos preservados dessa terceira insanidade. Como não sabemos nada de Portugal, por força do quinhentismo, a mentalidade revolucionária foi implementada de maneira indolor, quase imperceptível. E isso se deu através das escolas públicas - e mais tarde, com o MEC que estendeu a doutrinação às escolas privadas.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 21 de fevereiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário