Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Notas sobre o trabalho santificador do nacionista (do que toma dois ou mais países como parte do mesmo lar em Cristo)

1.1) Quando você toma dois ou mais países como parte de um mesmo lar em Cristo, você vai servindo às duas comunidades, na medida de suas possibilidades e circunstâncias.

1.2) Como a vida é um eterno empreendimento, quanto mais você conhece sobre as circunstâncias de cada país, mais você pode comparar o que é virtuoso em um e o que é virtuoso e em outro, assim como o que é nefasto em um e o que é nefasto em outro. E quando num ponto específico há um antagonismo de vício e virtude, é aí que o diplomata perfeito atua de modo a que a virtude vença o vício, servindo a Cristo em terras distantes. Afinal, o trabalho do nacionista é este: converter vício em virtude, já que toma pelo menos dois países como parte do mesmo lar em Cristo, por conta de ter dupla nacionalidade.

2) A este trabalho do nacionista se aplicam todas as lições de São Josemaria Escrivá sobre o trabalho como meio de santificação, pois sem a graça de Deus, nenhum trabalho cultural ou técnico será capaz de converter apatria em civilização. Não é à toa que o nacionista é o diplomata perfeito por excelência.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 13 de fevereiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário