Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Se a inflação decorre de uma decisão, até mesmo ela é subjetiva, pois os motivos que levam ao aumento ou redução de preços são subjetivos. E devemos estudar esses motivos determinantes, de modo a entender se são justos ou não, já que nem sempre os números governam o mundo

1) Mises alega que a inflação se dá em escalas, uma vez que ela percorre toda a cadeia produtiva. E até percorrer essa cadeia produtiva, ela demanda tempo.

2) O problema dessa explicação é que ela é mecanicista demais. Para ser verdadeira, ela precisa admitir como verdadeira a riqueza como um sinal de salvação e que o mundo foi dividido entre eleitos e condenados - ou seja, ela precisa negar o livre arbítrio, o fundamento de uma escolha livre e responsável.

3.1) Uma sociedade é composta de pessoas. E pessoas escolhem.

3.2) Num mundo descristianizado, a maioria preferirá bens presentes a bens futuros - e por força do amor de si sistemático até o desprezo de Deus, elas arderão no fogo eterno por conta de seu conservantismo obstinado.

3.3) A melhor causa que explica a inflação está nos motivos determinantes que fizeram uma pessoa que tem uma atividade econômica organizada a aumentar o preço. Quem consome um serviço prestado tem o direito de saber os motivos determinantes do aumento de preço - e essas razões variam de caso a caso. Em alguns casos, o aumento de preço é justo e em outros é injusto, uma vez que devemos ver no outro o espelho de nosso próprio eu, já que servir ao outro é tomar um país como um lar em Cristo.

3.4.1) O aumento generalizado do preço provocado por uma decisão de governo irresponsável se deve ao fato de que o país é tomado como se fosse religião, em que tudo está no Estado nada pode estar fora dele ou contra ele - como todos têm direito a todo e qualquer tipo de verdade, então conservar o que é conveniente e dissociado da verdade passa a ser mais um tipo de cultura neste "supermercado cultural" o que edifica liberdade para o nada - e isso é muito perigoso, objetivamente falando.

3.4.2) Por isso mesmo, toda inflação decorrente da manipulação da moeda - ou mesmo dos impostos abusivos praticados pelo governo totalitário - gera injustiça sistemática, já que o governo está de costas àquilo que é conforme o Todo que vem de Deus, sendo um verdadeiro inimigo do povo que toma o país como um lar em Cristo.Por isso mesmo, um demônio que precisa ser combatido - por ser ilegítimo, uma cruzada precisa ser feita contra ele, neste sentido.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 25 de outubro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário