Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Se a dúbia cabe à cabeça, então cabe aos membros - o caso do padre Fabio de Mello

1) Se um padre está pregando a palavra de Deus e está agindo da forma como naturalmente esperamos de um padre, eu estaria pecando contra a caridade se tentasse realmente assassinar a reputação dele. Como a caridade é um atributo da bondade, do próprio Espírito Santo, então Deus não me perdoaria, se estivesse conservando isso conveniente e dissociado da verdade, a ponto de estar obstinado quanto a isso.

2) Agora, quanto a uma figura como o padre Fábio de Melo, eu tenho minhas dúvidas; ele relativiza o senso de certo ou errado porque não se pode ver Cristo nele. Dá-se a impressão de que a ordenação foi voltada pro nada - a cadeira onde o padre fica sentado na paróquia está vazia - e isso é um microscosmos do sedevacantismo.

3) Vejo muitos tratarem o Papa Francisco como um herege. Muitos já o tratam como lixo e se esquecem de que estão pecando contra a caridade quando agem contra ele, enquanto este se encontra na qualidade de Papa, de vigário de Cristo. Enquanto não vir uma declaração formal de que ele é herege, uma vez que está ensinando fora daquilo que é conhecido e obedecido, eu darei a ele o benefício da dúvida, pois está sendo substituindo a Cristo, na qualidade de cabeça da Igreja. Deletarei a todos que agirem assim, de maneira imprudente.

4) Acredito que esta seja uma questão de acessório que segue a sorte do principal. Se um padre ou bispo é motivo de escândalo, como esperar piedade para com o Papa? O correto seria que eu falasse com ele em reservado sobre isso. Mas não posso fazer isso: eu sou do Rio de Janeiro e ele (o padre Fábio de Mello) não é lotado aqui, nesta arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Quem deveria fazer isso é quem está na diocese de Taubaté, onde ele é lotado.

5) Vou fazer o seguinte: abstenho-me de falar desse padre Fábio de Mello. Não falarei dele nem para o bem nem para o mal. Mas quem eu pegar admirando esse sujeito, esse será bloqueado. Da mesma forma, eu bloquearei a todos que falarem mal do Papa Francisco enquanto não for considerado um herege, formalmente falando. 

6) Agradeço ao Douglas Bonafé por me alertar quanto a isso. Reporto o caso ao confessionário e rezo os pais nossos e ave marias necessários. 

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 6 de outubro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário