Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Notas sobre plutologia (estudo da riqueza)

1.1) Se a caridade, que é a filha da liberdade, é a base da verdadeira riqueza, então ela se dá pelo fato de que você amou seu semelhante quanto você amou a si mesmo.

1.2) Quando você ama o próximo quanto a si mesmo, você tomou seu país como um lar em Cristo.

2.1) Outro fundamento para se tomar o país como um lar em Cristo é cultivando a terra.

2.2) A terra e seu subsolo são os lugares onde tiramos os recursos naturais necessários a serem trabalhados de modo que um bem comum seja construído e assim o país ser tomado como fosse um lar em Cristo.

2.3) Se a terra não for amada, cultivada e lavrada, todos morrerão de fome. Não é à toa que os que organizam a produção de riquezas a partir do cultivo do solo ou extraindo riquezas do subsolo são os que têm a maior responsabilidade pelo bem-estar geral da nação tomada como um lar. Eles são os operários mais primários da economia, do qual a indústria e o comércio vêm depois.

2.4.1) Por isso mesmo, a terra tomada como um lar é a verdadeira riqueza, pois dela vêm os meios para se fazer a caridade.

2.4.2) O dinheiro, que é um símbolo de compromisso onde você serve a seu semelhante naquilo que ele mais necessita, não pode estar acima do amor que deve ser dado à terra; se o for, a economia se reduz a uma dinheirística, tornando-se uma falsa ciência.

2.4.3) Por isso, o primeiro capítulo de toda economia deve ser direcionado à plutologia, ao estudo da riqueza. A questão número um a ser levada em conta é: qual é a riqueza que deve ser levada em conta, de modo a se edificar um bem comum que faça o país ser tomado como um lar a tal ponto que isto nos prepare para a pátria definitiva, a qual se dá no Céu?

2.4.4) Obviamente, se olhar para todas as verdades conhecidas e que devem ser observadas, a resposta é a terra e não o dinheiro.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 23 de outubro de 2017 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário