Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Mises dizia que no estudo da ação humana o sol é preferível à chuva - notas sobre o significado do sol para cada classe profissional objetivamente falando: o caso da lavadeira e do fotógrafo

1) Assim como o americano tem o hábito de ver a previsão do tempo e poder planejar uma ação útil para o dia que virá, aqui em casa nós também temos o mesmo hábito.

2) Enquanto minha mãe vê quais são os dias de sol de modo a poder lavar as roupas e secá-las no varal, eu vejo quais são os dias de sol de modo a tirar fotos de boa qualidade, uma vez que trabalho com digitalização de textos.

3.1) Enfim, para cada classe profissional, uma circunstância. Para a lavadeira, que serve a todos os necessitados por roupas limpas, o sol ajuda a secar a roupa após esta ficar bem limpa, o que permite atender a mais clientes para um mesmo dia de trabalho; para o fotógrafo, o sol permite a produção de fotos de boa qualidade - e o serviço de fotografia costuma ser remunerado pela qualidade das fotos tiradas.

3.2) Embora o sol objetivamente marque o dia separado da noite, para cada classe profissional que honestamente serve aos irmãos necessitados este pode ter múltiplas utilidades, dependendo das circunstâncias em que se realiza uma atividade econômica organizada. Não é algo de todo subjetivo, uma vez que servir ao irmão necessitado tendo por Cristo fundamento não é interesse egoísta, mas altruísta - trata-se de uma particularidade, de uma circunstância de vida que se dá por força de vivê-la servindo aos irmãos naquilo que temos de melhor. E como diz Ortega y Gasset, o indivíduo é o que é por conta das circunstâncias em que se dá a sua vida - e para viver a vida na conformidade com o Todo que vem de Deus, ele precisa manejar essas circunstâncias, ainda que desfavoráveis, de modo que diga sim a Deus por meio das virtudes - e a atividade econômica organizada por meio do trabalho é um desses caminhos, pois a pessoa precisa reabsorver essas circunstâncias de modo a ser útil a todos aqueles que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento de tal maneira que o país seja tomado como se fosse um lar n'Ele, por Ele e para Ele.

4.2) A particularidade das circunstâncias é um desdobramento da verdade geral de que todos devemos ser santos através do trabalho, permitindo que um caminho de santidade, uma história de vida particular, possa ser contada a partir do fato de se melhor servir a quem ama e rejeita as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, fazendo o que o país seja tomado como um lar em Cristo mais facilmente - o que nos prepara para a pátria definitiva, a qual se dá no Céu.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário