Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Notas sobre ergonomia e praxeologia

1) Ergonomia é o estudo da organização do trabalho de tal maneira que uma vocação possa melhor ser aproveitada para atender às necessidades salvíficas da Criação. E atender aos irmãos necessitados por meio do trabalho honesto e santificado é uma escola de nacionidade, pois a pessoa deixa um caminho de vida que nos leva a tomar o país como um lar em Cristo, o que nos prepara para a pátria definitiva, a qual se dá no Céu. E quanto mais pessoas escolherem seguir este caminho, mais este exemplo, esta história de vida, este tesouro de vida é distribuído sistematicamente, uma vez que esta riqueza não se esgota, uma vez que Deus veio para trazer a vida e vida em abundância.

2.1) Para cada dia do ano, para cada época do ano há sempre um propósito - e esse propósito se funda na conformidade com o Todo que vem de Deus.

2.2) Para o dia de sol, há uma atividade que deve ser feita com bom propósito; se houver chuva, uma outra atividade deve ser feita no lugar daquela que deve ser feita em dia de sol, coisa que não pode ser feita no momento. Para os dias de muito calor, há coisas que podem e precisam ser feitas neste tempo favorável; para os dias de muito frio, há certas coisas que podem ser feitas neste tempo propício. Enfim, os fins dos tempos são múltiplos - e o manejo dessas circunstâncias precisa ser feito de modo a garantir a integridade do sim daquele que serve aos outros que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento de modo a se ter o pão de cada dia na mesa. As tribulações são enormes - e fazer do sim um sim e do seu não um não precisa resistir ao teste do tempo de modo que o sagrado ofício seja um caminho santo.

3.1) Se quem serve aos semelhantes em Cristo achar conveniente e oportuno servir a mais clientes, ele vai buscar uma forma de fazer esse trabalho mais bem produtivo e mais organizado para quem bate a sua porta, necessitado de seus serviços;

3.2) Melhorar a organização do trabalho de modo a este ser mais produtivo e útil a quem necessita de seus serviços deve ser visto não como um fim em si mesmo, mas com o propósito de que a vida deve ser vivida de maneira melhor, de modo que as pessoas tenham mais tempo para Deus. Se a inovação for buscada como um fim em si mesmo, a organização do trabalho será voltada para o nada, uma vez que a organização do trabalho será usada de tal modo a se angariar riqueza, que é vista como um sinal de salvação, num mundo dividido entre eleitos e condenados.

3.3.1) Se a ciência nos conduz à verdade, àquilo que é fundado na conformidade com o Todo que vem de Deus, a organização do trabalho deve ser buscada de tal modo que as pessoas possam melhor aproveitar seu tempo servindo a Deus e a todos aqueles que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento em outros aspectos que não o da produção de riquezas.

3.3.2) Afinal, um único indivíduo tem múltiplas facetas em sua personalidade: podemos encontrar nele não só a faceta do pai de família, mas também a do escritor, a do fotógrafo, mas também a do amigo e irmão em Cristo. Quanto mais tetraédrica for a sua personalidade, mais virtuoso será o seu caminho de vida, uma vez que o tetraedro é a figura geométrica mais estável conhecida, uma vez que a estabilidade indica uma firmeza no caráter, pois o sim será um sim e um não será um não, imitando Jesus Cristo neste aspecto.
José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário