Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Comentário sobre a alegação herética de que Cristo é uma energia e não uma pessoa

1) Certa ocasião, me apareceu um sujeito que, ao ler a catequese do João Damasceno, ficou dizendo que Jesus era uma "energia" (sic) e não uma pessoa.

2) Ora, dizer que Cristo é uma energia é negar que o verbo se fez carne. Se o verbo não se fez carne, então Ele não assumiu a forma humana.

3) Como a eucaristia parte do pressuposto de que devemos comer do corpo e do sangue de Cristo, então isso nega a eucaristia, que é a razão de ser da Igreja, da conformidade com o Todo que vem de Deus. Se ele nega a eucaristia, então nenhum sacramento foi instituído por Cristo em memória d'Ele, uma que vez o sacrifício na cruz foi em vão. Ou seja, o sujeito é um anticatólico, um herege da pior espécie.

4) Além disso, a energia pode ser criada a partir do nada, tal como vemos na magia. Ora, Cristo não foi criado do nada; Ele foi gerado no ventre da Virgem Maria, cujo óvulo foi fecundado pelo poder do Espírito Santo. Como Cristo é o segundo Adão, esse segundo Adão decorreu da segunda Eva - ou seja, essa Eva não era capaz de pecar por desobediência, tal como a primeira o foi.

5) Quando Cristo foi crucificado e ressuscitou dos mortos, uma parte de Nossa Senhora foi-se com Ele. Por isso que ela é co-redentora e é também nossa mãe, pois é mãe de Deus, que assumiu a forma humana e passou a habitar em nós, por meio da eucaristia.

6) Se aparecer um sujeito que disser essa asneira de que Cristo é uma energia, nem faça amizade com esse cara; ele é bem pior do que um ariano. Por isso eu digo: Santo Atanásio, rogai por nós! Se Cristo é uma energia, então o sujeito que afirma isso é uma Itaipu de heresias, um heresiarca contumaz.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 25 de outubro de 2017 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário