Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Notas sobre o que é subjetividade

1) Subjetividade é fazer da sujeição à lei uma atividade organizada de modo que a pessoa seja livre em Cristo. Como Cristo é a verdade em pessoa, então quem O imita é livre verdadeiramente falando, objetivamente falando.

2) Como devemos tomar o país como um lar em Cristo, organizar uma atividade econômica organizada de tal maneira a servir aos irmãos necessitados, uma vez que devemos ver neles a figura do Cristo necessitado, é estar sujeito sistematicamente à lei natural que se dá na carne e dar pleno cumprimento a ela, na conformidade com o Todo que vem de Deus.

3) Se a pessoa é sujeita às leis de uma liberdade voltada para o nada, fundada no fato de que devemos conservar o que é conveniente e dissociado da verdade, então a sujeição às leis do demiurgo tendem à barbárie. E como buscar liberdade fora da liberdade em Cristo é ilusão, então sujeitar-se às falsas leis dos falsos deuses dos pagãos é voltar aos tempos da escravidão.

4) Por isso a ordem livre em Cristo, fundada na verdade, não se confunde com a ordem livre fundada no fato de se buscar a liberdade fora da liberdade em Cristo, uma vez que o verdadeiro liberalismo não é libertarismo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário