Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Para empreender, as pessoas precisam ser proprietárias dos próprios instrumentos de trabalho, uma vez que esses instrumentos tendem a se autopagar, por conta da atividade econômica organizada

1) Para um escritor, o computador em que ele escreve seus textos e os livros necessários para que ele possa fazer reflexões sérias e necessárias, fundadas conformidade com o Todo que vem de Deus, tendem a seu autopagar. Da mesma forma, se o taxista compra um carro e o usa para ganhar o seu dinheiro, então o carro usado tende a se autopagar.

2) Se as pessoas fossem donas dos seus instrumentos de trabalho, com estes instrumentos elas vão obtendo todas as coisas necessárias de modo a não somente sustentar as suas respectivas famílias como também a fazerem o aperfeiçoamento da organização de seus próprios negócios.

3.1) Quando aqueles que servem ao irmão necessitado conseguem estabelecer atividades econômicas organizadas, os que estão sujeitos à autoridade e proteção desses empreendedores recebem por empréstimo os instrumentos necessários para poderem colaborar com essas empresas, com essas de seus respectivos chefes - obras essas de boa qualidade, que serão levadas em conta para a vida eterna.

3.2) Se os empregados se mostrarem honestos e confiáveis, os bens que se autopagam não só beneficiarão as respectivas empresas mas também a todos os colaboradores dessas empresas, por extensão. E de tanto servirem em confiança a seus respectivos patrões que os empregados são promovidos a sócios, de tal maneira que os bens que foram a eles confiados à administração e zelo passam a ser próprios - ou seja, o empréstimo se desdobra numa doação com encargo, numa alienação fiduciária cuja sucessão se funda na confiança. Dessa forma, os poderes de usar, gozar e dispor, bem como a capacidade de exercê-los responsavelmente, tendem a ser distribuídos a outras pessoas de tal maneira que os empregados estabeleçam suas próprias atividades econômicas organizadas de modo a completar os negócios de seus respectivos chefes, colaborando com eles no que mais necessitarem, mantendo com essas pessoas vínculos de lealdade, tal como uma cidade recém-fundada mantém em relação a uma cidade mais antiga.

4) O povoamento de uma cidade, feita de tal maneira para que seja tomada como se fosse um lar em Cristo, pede que a colaboração seja feita sistemática, partindo do fundamento de que empregado e patrão se olhem uns nos outros amando e rejeitando as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento.

José Octavio Dettmamn

Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário