Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Notas sobre a caridade, enquanto investimento

1) Existem dois tipos de homem:

1.1) Os que vivem em conformidade com o Todo que vem de Deus, amando e rejeitando as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento.

1.2) Os que são ricos em sabedoria humana dissociada da divina.

2) O caso da caridade é investimento para os que vivem a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus. Para os que são ricos em sabedoria humana dissociada da divina, isso é improdutivo - como eles não crêem em fraternidade universal e querem usurpar o lugar de Deus, estes praticarão a usura, necessariamente falando.

3) Assim como o comunismo e a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus são coisas extremamente incompatíveis, é impossível servir a dois senhores: um, que se serve dos outros através da usura, e outro, que serve aos próximos por meio da caridade.

4) Nos manuais de História do Gilbeto Cotrim há esta frase: o capitalismo é filho da aliança das indústrias com os bancos. Se o capitalismo é a ordem econômica dos que servem liberdade para o nada, então ela edifica comunismo. Logo, podemos dizer que comunismo é também filho da aliança dos industriais com os banqueiros. Ele é, pois, filho da negação da fraternidade universal, base fundamental para a prática da usura.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 18 de agosto de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário