Pesquisar este blog

domingo, 25 de abril de 2021

Quando o tempo cura toda as feridas - notas sobre a importância do período sabático como fundamental para se recuperar o propósito das coisas em Cristo, momentaneamente perdido por conta de um acidente ou de um conservantismo político, como vemos nestes tempos de pandemia

1) Quando meu quarto passou por reformas radicais em janeiro deste ano, tudo o que fazia no campo da digitalização havia perdido o seu completo sentido, somado ao fato de que a pandemia de peste chinesa inviabilizou o encontro entre mim e Felipe Lamoglia, a ponto de não ser mais possível vender mais livros a ele. 

2) Por conta disso, resolvi tirar um período sabático - precisava me refazer espiritualmente da depressão que estava começando a se instalar em mim, por conta de o quarto não estar mais do jeito que era e que favorecia muito o meu trabalho de digitalizador, o que me deixava muito feliz. 

3) Para resolver esta crise, passei bastante tempo jogando Old World, The Sims 4, Patrician II e The Guild 3. Colhi o maior número de experiências possíveis desses jogos, a ponto de muitas delas serem usadas nos meus artigos. 

4) O período sabático, que deveria durar um ano, durou três meses - hoje, no dia 25 de abril de 2021, eu voltei a trabalhar na digitalização do livro do Escambo à Escravidão. Parece que encontrei um sentido para digitalizar nestes tempos difíceis - se não posso conseguir dinheiro com o meu trabalho, ao menos eu posso digitalizar pra mim, pois eu aprecio muito meu próprio trabalho, já que eu gosto muito do que eu faço. Quando esta crise for superada, poderei vender os livros digitais que faço e esvaziar a biblioteca física rapidamente.

5) Uma coisa que pude aprender dessa crise que a reforma aqui em casa provocou no meu quarto foi que o tempo cura as feridas, a ponto de restaurar o sentido momentaneamente perdido das coisas. Afinal, a digitalização que eu fazia me santificava através do trabalho, fora que me trazia um bom dinheiro, que era usado na compra de jogos e de livros. Mas, como muitas pessoas perderam seus empregos, o propósito do meu trabalho precisava ser reformatado - por isso, fui colher experiências até ser capaz de digitalizar os livros para mim mesmo, o que pede uma pegada espiritual diferente. E essa mudança leva tempo, pois isso não se dá da noite pro dia.

6.1) Para se vencer o conservantismo político - ou mesmo os inconvenientes indesejados de uma reforma doméstica, que mudam até mesmo aquilo que você não gostaria que fosse mudado, como a condição da luz com a qual você já está acostumado, o que é vital para um fotógrafo -, você precisa ajustar o seu ser tal qual o navegador ajusta a vela ao vento, pois o Espírito Santo é como o vento - ele sopra onde quer e você precisa estar pronto para dizer sim a cada instante.

6.2) Se você não está pronto, tire um tempo sabático e se prepare espiritualmente - e aí você volta a se santificar através do trabalho devidamente adaptado às necessidades dos novos tempos.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 25 de abril de 2021 (data da postagem original).

Postagens relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/03/da-importancia-de-se-mortificar-o-eu.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/03/como-vai-ser-cultura-de-digitalizacao.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário