1) Quando acompanhava as postagens do português Orlando Braga no facebook, ele ouviu de um garçom em sua terra a seguinte frase: crise se resolve com trabalho.
2) Nestes tempos de crise, de profunda batalha espiritual contra o conservantismo, o remédio para saná-la é trabalhando, a ponto de se santificar através do trabalho. É escrevendo textos, é analisando a realidade que vou tecendo a mim mesmo, tal como faz um bom tecelão neste vale de lágrimas. Afinal, não conheço melhor forma de rezar por dias melhores do que trabalhando, pois isto é rezar com as mãos, da forma mais operativa que possível.
3) Com o tempo consigo mais leitores e, quem sabe, algumas doações, seja na forma de dinheiro ou em livros.
4.1) Contra o horror metafísico, a cruz que se deve carregar é a de chumbo, pois não há nada mais pesado na natureza do que isso. É por meio da força espiritual que se deve carregá-la docemente, já que ela é difícil de ser carregada fisicamente, a não ser que alguém opere um guindaste e a ponto de te ajudar nisto.
4.2) Literaturas de catacrese ou de anticrese podem fazer uma pessoa melhor compreender o sentido ontológico de uma crise, a razão de ser das coisas pelas quais Deus tira coisas boas a partir de algo tão ruim ou nefasto, fundados no conservantismo alheio. Mas a compreensão da verdade só será alcançada meditando sobre os sofrimentos de Cristo na Cruz - e a melhor forma de fazê-lo é recitando o Santo Rosário enquanto se lê o que escrevo sobre o assunto.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 09 de abril de 2021 (data da postagem original).
Nenhum comentário:
Postar um comentário