Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Cristo foi descoberto pelos índios - eis o verdadeiro sentido da descoberta do Brasil

1) O verdadeiro sentido do descobrimento do Brasil é o encontro dos portugueses, que foram aos mares para servir a Cristo em terras distantes, com os indígenas, a ponto de estes descobrirem o verdadeiro Deus e verdadeiro Homem na primeira missa aqui celebrada. Eis a ontologia do Estado-mercado aqui criado: os bogatys - os Cristo-príncipes que Cristo criou em Ourique - foram servir aos índios, esses ubogis de Cristo, esses cristos-mendigos que se encontravam no continente americano. 

2) Além da verdadeira fé, os índios aprenderam com os portugueses a plantar árvores, o que aperfeiçoou muito a economia dos índios. Isso criou uma economia mais sustentável, o possibilitou que a troca de pau-brasil por itens úteis ao seu desenvolvimento civilizatório durante muito tempo. 

3) Como os índios eram parceiros comerciais, tornou-se possível povoar as terras que não eram habitadas pelos índios e constituir uma família com eles, a ponto de formar uma nova nobreza, capaz de aperfeiçoar a liberdade de muitos nestas terras, fundada através da santificação através do trabalho e do senso de servir a Cristo em terras distantes.

4) Eis a gênese do primeiro Estado-mercado que foi formado na História, formado a partir do senso de se servir a Cristo em terras distantes com a descoberta de Cristo pelos nativos - um mercado fundado no encontrado, não na sujeição. Eis a ontologia de uma comunidade revelada que daria origem ao Brasil.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 28 de abril de 2021 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário