Pesquisar este blog

sábado, 10 de abril de 2021

Novas notas sobre a diferença entre uma comunidade imaginada e uma comunidade revelada

1) Quando uma autoridade imita a Cristo no sentido de ser administrador honesto, justo juiz e justo legislador, ela está aperfeiçoando a liberdade de muitos a ponto de a comunidade formada honrar a memória daqueles que imitaram a Cristo sem medida, no trato com a coisa pública. Eis a comunidade revelada - ela é composta de ícones do bom exemplo, cuja veneração pública nos altares poderia ser feita se eles fossem feitos santos canonizados. Toda essa nobreza de toga aponta para Cristo, por ser parte de uma szlachta espiritual.

2) As comunidades imaginadas, no sentido revolucionário do termo, refletem o ego inflacionado de quem as imaginou - esta pessoa imagina ser descendente do faraó do Egito Antigo que escravizou os hebreus. Todas as suas políticas públicas não passam de programas de engenharia social, feitas de modo a dominar o povo por gerações, reduzindo-o à condição de massa. As imagens dos políticos dessas comunidades imaginadas travestidas de nações são construídas meticulosamente no marketing, a ponto de passarem uma impressão que não é real. E isso induz à idolatria, a uma paixão desordenada, a um amor voltado para o nada, por ser ilusório, já que o político populista tornou-se um ídolo, um bezerro de ouro. Eis a política de massas destes tempos atuais, própria do Estado democrático - nela vemos o que Santo Agostinho disse: que o diabo é o grande macaco de Deus, sobretudo do crucificado de Ourique. 

3) Eis o real sentido pelo qual fizeram o Brasil se separar de Portugal - criar um modelo de império de domínio para servir de exemplo para que os outros possam dominar seus respectivos povos. E o caminho da nova ordem mundial foi trilhado a partir dessa forma - um verdadeiro trail of tears. O Brasil, desde 1822, tornou-se um laboratório onde se fazem experiências revolucionárias, cujas experiências são exportadas. Até mesmo a Revolução Russa de 1917 recebeu influência do que houve aqui no Brasil, sobretudo na tentativa de matar a família imperial.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 10 de abril de 2021 (data da postagem original).

Postagens Relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/01/o-que-diferencia-uma-comunidade.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2015/06/sobre-o-perigo-de-se-tomar-o-pais-como.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário