Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Da locadora para a netflix de jogos - relatos da minha experiência pessoal

1) Antigamente, quando eu era criança, eu costumava alugar os cartuchos físicos de videogame e jogava por tantos dias até a devolução da fita. Como eu era criança, a idéia era me divertir mesmo, como se não houvesse amanhã. 

2) Ainda na minha época de criança, papai tinha um colega de viagem que trouxe uma copiadora de roms do Paraguai. Ele deu uma passadinha na nossa antiga casa em Padre Miguel e copiou a rom do Desert Strike do Super Nintendo, jogo esse que eu estava jogando naquele momento, e reproduziu o jogo no emulador, pois a copiadora também emulava os jogos. Eu fiquei muito impressionado com a copiadora de roms que ele trouxe, mas não sei por que razão eu não pressionei o meu pai a comprar uma. Se tivesse visão, eu alugaria fitas da locadora e copiava as roms. Devolvia as fitas e ficava jogando os jogos até desenvolver minha habilidade nos jogos. 

3.1) Naquela  época, eu era uma criança de apenas 10 anos de idade - eu era muito jovem e mal tinha experiência de vida. Naquela época, educação sobre empreendedorismo não havia, muito menos de liberalismo econômico - isso passou a ser mais difundido com a internet, já nos anos 2000. 

3.2) Hoje, aos 40 anos, eu desenvolvi a visão que me faltava - tudo isso em razão de ter aprendido muita coisa com meu amigo Rodrigo Arantes, que foi aluno do professor Ubiratan Iorio, que deu aulas na UERJ. Se tivesse a experiência de vida que tenho nessa época, eu logo teria compreendido que a locação, para ser produtiva, ela não deveria recair sobre uma coisa, o cartucho ou o DVD de jogos, mas sobre uma experiência, que está na rom dos jogos. Tal como os e-books que faço, posso alugar a rom por 15 horas - e se a pessoa gostar, ela poderia comprar a rom. Muito anos antes do Netflix, eu já teria minha própria Netflix de jogos operando. 

4) Pela idade que tenho hoje, e pela experiência de ter digitalizado e-books, eu poderia dizer isso com propriedade. Era isso que faria, se tivesse a experiência que tenho hoje.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 16 de abril de 2021 (data da postagem original).

Postagens relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/04/eis-o-que-perdi-por-conta-de-nao-ter.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário