Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Quem se descreve se limita? Ou é você que não deseja conhecer a essência, fundada da realidade das coisas?

1) Tenho observado que o mundo, o diabo e a carne falam o seguinte mantra: quem se descreve se limita.

2.1) Ora, descrever é captar a essência das coisas, a sua razão para ser o que é, a ponto de não ser outra coisa, sob pena de nada fazer sentido diante da realidade. 

2.2.1) Se me descrevo como escritor e como jurista, eu estou descrevendo não só a minha formação e a minha profissão mas também o caminho de vida que segui pra a viver a vida de maneira virtuosa, santa.  Não são as únicas coisas que sou capaz de fazer - além disso, também digitalizo livros, também posso traduzir livros e também posso fazer jornalismo de jogos eletrônicos, marcadamente de jogos de estratégia. Mas essas coisas são complementares à minha vocação intelectual, a ponto de eu ser um polímata, um cientista social, pois esta é a minha vocação.

2.2.2) Se fosse médico, se fosse biólogo ou se seguisse outra carreira que não tivesse nada a ver com o meu jeito de ser, eu não seria nada, ainda que fosse portador de um diploma. Não tenho a menor vocação para ciências exatas.

3.1) É por conta de eu gostar realmente de ciências humanas sérias e da fé verdadeira que posso falar sobre o que escrevo. Se fosse chamado a falar sobre o princípio da incerteza de Heisenberg, eu só falaria besteira. 

3.2) Como devo falar de modo a edificar boa consciência nas pessoas, pois a verdade é o fundamento da liberdade, é por uma questão de sensatez que devo me limitar ao que sei, pois verdade conhecida é verdade obedecida, pois isto é bom e aponta para Deus. Se não tivesse limite, só seria um mero animal cheio de mim até o desprezo de Deus, um animal que mente. 

3.3) É por isso que bloqueio essas pessoas que repetem este mantra: "quem se descreve se limita". No fundo, não ter limite é uma questão de estupidez.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 1º de abril de 2021 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário