Pesquisar este blog

domingo, 18 de abril de 2021

Da vida virtual como uma história de vida digna de ser contada

1) Se eu tivesse de escrever uma biografia, certamente minha vida virtual teria muito mais histórias interessantes de serem contadas do que a vida real.

2) No tempo que atuei na rede social, conheci muita gente interessante e muita gente culta - e com elas aprendi muita coisa. Por conta de cada um viver em um determinado lugar do Brasil, quiçá do mundo inteiro, tive que aprender a servir a Cristo em terras distantes de modo a tomar múltiplos lugares como um mesmo lar em Cristo, pois o lugar onde os lugares os meus amigos estavam eram lugares onde eu também queria estar. Apesar de estarmos distantes geograficamente distantes, a proximidade espiritual era notória, como se eles estivessem ao meu lado mesmo.

3.1) Eu adquiri muita vivência online, o que aprofundou em mim a vida religiosa - não foi à toa que me tornei católico por força disso. 

3.2) Adquiri uma vida interior muito mais profunda, o que fez com que eu sobrevivesse a estes tempos de pandemia em que me encontro, muito embora a necessidade espiritual de viver a vida nos aposentos de minha casa tenha surgido por conta de minha cidade, o Rio de Janeiro, não me oferecer mais nenhuma liberdade de ir e vir, muito menos opções de desenvolvimento pessoal, uma vez que o contato com tal realidade seria vazio e frívolo, a ponto de não fazer nenhum sentido para mim. 

3.3.1) Além disso, as possibilidades da vida virtual, da única liberdade que havia então me sobrado, eram mais enriquecedoras. Por isso, não se trata de um fuga da realidade, mas de abraçar um universo muito mais rico e mais interessante do aquilo que a vida real me permitia, o que me permitiu alargar os horizontes.

3.3.2) Muito embora não tenha sido possível, até o momento, converter essas amizades virtuais em reais, eu tive um ganho tremendo neste vale de lágrimas. Se as pessoas fizessem bom uso desta única liberdade que sobrou, que está acabando dia após dia, elas seriam mais amigas de Deus sem medida. Digo isso por experiência própria.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 18 de abril de 2021 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário