1.1) A base de toda atividade econômica se funda na santificação através do trabalho. Você trabalha de modo a atender as necessidades de outro Cristo - assim, você ganha o pão de cada dia.
1.2.1) Quando você estabelece o privilégio de estabelecer uma atividade econômica organizada, você pode comandar esse processo e chamar outros companheiros de profissão a colaborarem contigo nesta tarefa.
1.2.2) Afinal, as coisas devem se fundar no verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, remediando a vida de muitos desta vida miserável em que vivemos nesta terra, o que preparará a muitos para a pátria definitiva, que se dá no Céu.
2.1) Dentro dessa organização há relacionamentos sociais, conexões entre pessoas, histórias de família, valores,uma vez que os empregados são companheiros e são tomados com extensão da família do mestre da corporação. Coisas relacionadas ao dia-a-dia da organização costumam ser discutidos de modo que o trabalho seja feito do modo mais coordenado possível.
2.2.1) Existe uma hierarquia na empresa pautada nos critérios do merecimento e antigüidade.
2.2.2) O merecimento se mede pela excelência técnica no serviço e pela capacidade de ser um outro Cristo, pois é nos méritos de Cristo que a pessoa é promovida - quanto mais humilde ela for, mais responsabilidades ela recebe para promover o nome de Cristo dentro da organização.
2.2.3) A antigüidade, ela se mede pela lealdade que ela tem à empresa, a ponto de ver nos superiores um outro Cristo nelas. No final, todos acabam enxergando uns aos outros tendo por base o verdadeiro Deus e verdadeiro Homem como a medida de todas as coisas, a ponto de amarem e rejeitarem as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento. E a atividade econômica organizada acaba servindo à polis, fazendo com que a cidade dos homens imite a cidade de Deus, a ponto de ser da Jerusalém celeste neste vale de lágrimas, um espelho de justiça, paz e prosperidade.
3.1) É através do senso de hierarquia, do amor à verdade e ao trabalho, bem como ao senso de servir a Cristo em terras distantes, tal como um cavaleiro medieval, que as corporações de ofício se movem e trabalham. Elas sabem que lucro é ganho sobre a incerteza e que essas coisas se dão nos méritos de Cristo.
3.2.1) Como todos os membros possuem o mesmo querer e o mesmo não querer no verdadeiro Deus e verdadeiro homem, existe uma solidariedade entre eles, a ponto de haver uma articulação eles de modo a melhorar as condições de trabalho de toda a classe profissional. Do mesmo modo, essa solidariedade é usada para defender algum membro de uma acusação injusta, uma vez que todos vêem Cristo uns nos outros, o que os move a lutar contra a injustiça.
3.2.2) Essa articulação leva a uma atividade política organizada que complementa sua atividade profissional. E essa atividade política organizada acaba promovendo a caridade, a concórdia entre todas as classes, a justiça e a paz, fazendo com que a sociedade se torne orgânica, uma vez que as classes são os como os órgãos de uma sociedade, estruturados num tecido social, que são as guildas.
3.2.3) Quando a heresia protestante dividiu o mundo entre eleitos e condenados, ela perverteu essa cultura. Essa articulação passou a ser servida com fins vazios, desaguando num corporativismo. A classe passou a representar o interesse dos homens que se acham deuses - o egoísmo passou vigorar nesse tipo de organização e a fisiologia passou a ser a razão pela esta organização se move. E o que é a fisiologia senão corrupção?
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 8 de maio de 2020.
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