Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Notas sobre a origem do sobrenome Dettmann

1) Certa ocasião, vi um colega compartilhando informações acerca da origem de seu sobrenome deste site aqui: familysearch.org.

2) Fui pesquisar pelo meu sobrenome. Descobri que Dettmann deriva de Dittmar.

3) Investigando o nome Dittmar, descubro que era um nome antigo do norte da Alemanha. E no alemão antigo significa "raça famosa" ou "povo famoso".

4) Se nome quer dizer destino, então meu dever é ser famoso no sentido justo: sendo santo, servindo a Cristo em terras distantes, tal como Cristo mandou fazer em Ourique. Quando mais novo, já tive ego inflado e estou mortificando meu eu todos os dias, desde que me tornei católico.

4) Gente com meu sobrenome, na sua versão protestante, deve ser gente intragável. E o norte da Alemanha está cheio de gente assim.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 29 de maio de 2020 (data da postagem original). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário