Pesquisar este blog

sábado, 16 de maio de 2020

Notas sobre meu cronograma de trabalho daqui pra frente

1) O frio chegou por volta do dia 06 ou 07 de maio, se não estou enganado. Em razão disso, pretendo adotar uma nova rotina de trabalho para os meses de frio, já que não posso ficar muito tempo no computador como deveria.

2) Passarei a ouvir mais vídeos do Loryel Rocha, assim como mais vídeos dos canais Terça Livre e Comunicação e Política. Do que for importante, produzirei um artigo imediatamente, na forma de rascunho. Quando me sentir inspirado, produzo um artigo de melhor qualidade.

3) Assim, meus meses de frio serão mais produtivos. Ficarei no computador do modo mais produtivo possível, evitando marcar bobeira aqui. Não quero que minhas mãos fiquem duras de frio.

4) Eis a divisão do trabalho que pretendo adotar, a partir de agora: na primavera e no verão, onde os dias são mais longos e as chuvas são mais freqüentes, eu passarei mais tempo digitalizando livros, fazendo modificações para o Civilization 5 ou mesmo escrevendo artigos a partir das experiências que recolho a partir de um contato mais prolongado com o computador, a ponto de ter mais intimidade com ele, tal como tive com o meu microboard que está sendo consertado pelo pai agora. No dias de outono e inverno, que são dias mais curtos e mais frios, eu passarei mais tempo ouvindo os áudios do Loryel, assim como lerei o que digitalizei no tablet. Só irei ao computador quando for estritamente necessário, de modo que minha mão não fique dura de frio

5.1) O planeta Terra é dividido em dois hemisférios: hemisfério Norte e Hemisfério Sul. Se é verão no Norte, então ocorre inverno no sul, a ponto de uma estação ser oposta a outra, dando uma idéia de complementaridade.

5.2) Se eu quiser me especializar e passar o ano inteiro aproveitando a luz máxima da primavera e do verão de modo a ter máximo rendimento na fotografia, então eu devo tomar algum lugar do hemisfério norte como um lar em Cristo tanto quanto o Rio de Janeiro, no hemisfério Sul. Assim, a idéia de tomar dois lugares como um mesmo lar em Cristo dá uma idéia de complementaridade, tornando minha vida extremamente como fotógrafo extremamente produtiva.

5.3) Se tivesse dupla nacionalidade, eu seria como uma ave migratória: quando está frio aqui no Hemisfério Sul, é sinal de que a luminosidade não está tão boa. E eu acabaria migrando para a Polônia ou mesmo para Portugal e passaria a primavera e o verão nesses países para fotografar, para digitalizar livros, aproveitando a abundância de luz típica desse período do ano. Quando o frio chegar no Hemisfério Norte, voltaria para o Rio, já que a primavera estaria por começar.

6.1) Isto é uma relação que posso deduzir do senso de tomar dois ou mais lugares como um mesmo lar em Cristo e do hábito que tenho de digitalizar livros. E junto com ela, acabaria desenvolvendo relações com as comunidades locais, a ponto começar a ganhar dinheiro por conta do trabalho que faço. Se os locais sentirem que eles têm muito a ganhar comigo, então traduzo todas as postagens do meu blog para a língua local de modo que possam aprender muito com os meus escritos.

6.2) Se eles souberem da história de que eu tive um relacionamento que não havia sido leal comigo e que não cumpriu a promessa de mandar dinheiro de modo a colaborar com o meu trabalho, eles passarão a colaborar comigo. E quando souberem que eu digitalizo livros, eles se interessarão pelas digitalizações que fiz, além de aprenderem o português comigo, a ponto de serem generosos comigo. Por conta de pessoas assim, terei ganho sobre a incerteza não só em matéria financeira, já que ganhei a amizade de muitos a ponto de ter a lealdade de uma comunidade inteira, a ponto de se desenvolver num relacionamento mais sério, o que pode ser vital para um projeto político civilizatório.

6.3) Se tivesse de começar uma segunda vida, uma segunda conta no facebook, eu pretendo estabelecer uma relação mais pessoal com os meus contatos, tal como estabeleci com a Vanja, lá no Twoo. Assim, trato meus potenciais clientes como se fossem amigos. E aí começo mesmo a progredir de verdade. Este é o verdadeiro segredo para se empreender nas letras. Enfim, aprendi muito também nesta relação.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 10 de maio de 2020 (data da postagem original).

Rio de Janeiro, 16 de maio de 2020 (data da postagem atualizada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário