Pesquisar este blog

sábado, 9 de maio de 2020

Da transferência da sede papal com fins justos (gênese da Terceira Roma)

1) Uma coisa é transferir a sede do papado de Roma para Avignon de modo a sujeitar o poder espiritual da Igreja ao poder temporal de um mau rei. Assim, qualquer animal que mente teria os dois corpos, a ponto de ter poder total. Seria uma espécie de cesaropapismo, o que é hora da conformidade com o Todo que vem de Deus.

2) Outra coisa é transferir a sede do papado de Roma para uma outra cidade em razão de profecias dignas de todo o crédito. Nestas profecias, a Cidade Eterna seria destruída em razão dos pecados dos maus pastores da Cúria Romana e da Cátedra de Pedro, que não souberam cuidar do rebanho nos tempos de crise. Cristo puniria Roma como Deus puniu Sodoma e Gomorra, em razão desses maus bispos, cardeais e papas.

3) Uma Terceira Roma surgiria para dar lugar à cidade de Roma, que terminaria sendo destruída. E isto levou Londres, Washington, Brasília, Moscou, Lisboa, Paris e Londres a fazerem uma verdadeira corrida por esse título, seja por razões históricas legítimas ou mesmo fraudulentas.

4) A cidade que se tornar a Terceira Roma deslocará o eixo da civilização e do saber de toda a Cristandade, mudando todo o sentido das coisas. Será uma tremenda mudança de curso nos rumos da História.

5) Trata-se de uma especulação que faço no campo da História.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 9 de maio de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário