1) Um povo famoso é um povo de boa fama, que serviu a Cristo em terras distantes. Dentre os povos da Cristandade, o mais nobre deles todos são os portugueses.
2.1) Se meu sobrenome no alemão antigo implica isso, então isso significa que devo cooperar com este povo de modo a fazer o bom nome da minha família. Se sou virtuoso, minha família pode ser numerosa a ponto de ser uma nação por direito próprio, sem negar sua origem e seu destino, sua razão de ser.
2.2.1) Pelo menos a imigração para o mundo português, para o Brasil em particular, fez um bem danado à história da família. Quem vier depois de mim deve ter consciência disso.
2.2.2) A Alemanha de hoje é uma vergonha - se tiver que levar em conta o que os alemães fizeram na filosofia e o que foi feito no nazismo, eu teria que ter vergonha de minha origem, em razão dessa herança maldita, Mas eu não tenho nada a ver com Hitler e com o nacional-socialismo. Não tenho parentes na Alemanha e não tenho laços com a cultura alemã - nem quero ter, pois não quero esse passivo, pois não estou à altura desse problema. Precisaria ter uma capacidade muito grande, realmente fora do comum, de tirar algo bom a partir de coisas ruins - e preciso melhorar muito neste aspecto. E isso talvez peça uma outra geração.
3.1) Dou graças a Deus que nasci no Brasil e minha base cultural é católica e lusitana. E estou adicionando a ela a cultura polonesa, que é tão católica quanto.
3.2.1) Tomar dois países como um lar em Cristo na conformidade com o Todo que vem de Deus implica dialogar essa vivência no Brasil e minha experiência com a cultura polonesa com essas minhas circunstâncias pessoais. O pouco que há de bom da cultura alemã pode ser usado na construção desse legado cultural - sou herdeiro disso também.
3.2.2) Talvez este seja o caminho para a reabilitação da própria cultura alemã, já que sou parte da chamada Alemanha dispersa. Sou parte do problema e também parte da solução. Este é o futuro da Alemanha hoje.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 26 de maio de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário