Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Notas sobre as repúblicas mineiras do século XX - um fenômeno histórico da Guerra Fria

1) No século XX, durante o ápice da Guerra Fria, surgiram algumas repúblicas no mundo cuja economia era estritamente mineira. O presidente dessas repúblicas era necessariamente presidente da União Mineira, o sindicato local.

2.1) Um exemplo disso é a província rebelde de Katanga, que começou a exercer certa influência no continente africano exportando seu serviços de mineração para outros países africanos, principalmente países como Angola, que na época ainda fazia parte de Portugal. Com os recursos obtidos a partir desses contratos, montava-se uma milícia visando a defesa da província rebelde como também a tomada do governo central do Congo, então Zaire, que já era um governo comunista nesta época.

2.2) No Sudeste Asiático, surgiu uma república semelhante, em Bougainville. 

3.1) Estes sindicatos eram uma aliança, fundada nos interesses da classe mineira - e eles faziam da mineração uma riqueza tomada como sinal de salvação. Por isso, montaram um estado de natureza empresária de tal maneira a construir um exército contra os inimigos. 

3.2) Eles usaram elementos de capitalismo na sua estrutura militar, uma vez que sua economia era de sobrevivência. Por isso, mesmo são antecedentes da China no quesito um país, dois sistemas, a ponto de praticar um capitalismo de estilo militar.

José Octavio Dettmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário