Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Notas sobre a crise da unidade brasileira

1) A mentalidade revolucionária começou quando o Brasil renunciou à cosmovisão ouriqueana e passou a adotar uma visão de mundo indianista e quinhentista.

2) Some-se a isso o fato de que os imigrantes italianos e alemães introduziram idéias de vanguarda revolucionária no Brasil. Italianos introduziram o socialismo de nação - e os alemães, muitos dos quais protestantes, o socialismo de raça. Como o Sul é marcado por essa colonização de homens já cultivados numa época já descristianizada, somado ao fato de que a monarquia foi derrubada há 127 anos, então debelar esse revolta sistemática contra a razão se tornou um problema muito sério. No lugar da cosmovisão verdadeira, há duas cosmovisões erradas, uma endêmica e outra importada, que estão se digladiando.

3) É uma sucessão de erros acumulados que pede toda uma tradição de pessoas de modo a solucioná-lo. Gente que conhece os problemas do lugar desde que se tornou polo de imigração européia desde o século passado.

Comentários:

Vito Pascaretta: Além do problema ítalo-germânico, há a questão gaúcha, que culturalmente é superior e tomou conta dos 3 estados do sul, a região agrícola do centro-oeste, de Rondônia e algumas áreas do sul do Maranhão, Piauí, e onde houver soja sendo plantada eles se instalam.

José Octavio Dettmann: Na verdade, o problema ítalo-germânico é quem criou essa cultura. Eis a cosmovisão importada, tão errada quanto aquela que decorreu do desmembramento do Reino Unido em Império do Brasil e Reino de Portugal, da qual o subproduto é o indianismo, que inventou a falsa tradição do quinhentismo.

Vito Pascaretta: Precisamos organizar isso cronologicamente, de modo a destacar o que veio importado via intelectuais da Europa pré e pós-república, o que veio com os colonos, o que veio da cultura dos Pampas, assim como que decorre da influência da nossa independência (1822) e o que decorre da independência da  República Argentina (1816). O caminho é longo.

Rio de Janeiro, 30 de junho de 2016 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário