Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de junho de 2017

O nacionismo é complexo, mas isso não é vaidade minha

Cristina Bassôa De Moraes: Dettmann, você tem abordado temas muito complexos, de difícil compreensão para a maioria das pessoas. Tenho certeza de você não irá ser compreendido - ao menos, pela maioria das pessoas. Não sei se é esse seu objetivo, ou se é simplesmente formular uma teoria voltada à Ourique e à Monarquia.

José Octavio Dettmann:


1) Eu tenho tentado estudar uma teoria do Estado tendo por fundamento isso que se deu em Ourique. Por isso, corro o risco de ser mal compreendido. Se a maioria das pessoas buscasse estudar essas coisas, certamente eu aceitaria ser corrigido sem problema. Afinal, eu estudo para compreender aquilo que não compreendo, dado que esse negócio de nacionalismo é uma simplificação grosseira, para não dizer vil, da realidade, que é complexa.

2) Eu tenho observado que as teorias de Estado conhecidas não se aplicam ao que houve em Ourique. Por isso, tenho buscado estudar a questão, pois a nossa realidade é muito diferente da dos outros. Trata-se de uma forma que encontrei para compreender essa questão. Como você bem observou, essa questão é complexa. Não faço isso por vaidade, mas porque isso é profundo mesmo.

3) É como se estivesse dizendo o indizível, mas isso não é pretensão minha, pois esse negócio de nacionalismo, da forma como o mundo fala, é uma simplificação muito grosseira da realidade. O buraco é mais embaixo, se levarmos em conta o que foi estabelecido em Ourique. É o que venho observando não só no que Loryel fala, mas também no que o Olavo fala. É como se estivesse abrindo uma porta a um rumo desconhecido.

4.1) Por isso que falei em teoria da nacionidade, pois isso leva a uma teoria geral.

4.2) O que me chama atenção é que o Império Português permanecerá e os impérios de domínio passarão. E novos impérios de cultura vão surgir na História. Talvez o Império Português seja o primeiro de muitos nesta tendência.

4.3) Esses impérios não terão o mesmo papel específico que Portugal teve, mas Cristo dará a outros povos tão pios quanto os portugueses papéis específicos de modo a servir a Cristo no contexto da Cristandade. Basta pedir a Deus e Ele atenderá - e isso será concedido no tempo d'Ele, é claro.

5) Há muito a estudar. Não é assunto para um autor só, pois tem muita coisa que ainda não compreendo, mas isso pede muito estudo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 27 de junho de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário