Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Notas sobre a relação entre clima e produtividade (ou notas sobre a principal vantagem comparativa do Brasil em face da Europa, em termos de trabalho outdoor)

1) Em termos de atividade econômica organizada realizada em ambientes externos (outdoor jobs), existem dois tipos de salário: o salário de verão e o salário de inverno. Geralmente, os salários de verão tendem a ser maiores, pois as pessoas tendem a ser mais produtivas no verão do que no inverno.

2) Se o Brasil não fosse essa bagunça que é, este seria um verdadeiro paraíso para se trabalhar. No caso do Rio de Janeiro, dependendo do lugar, você pode trabalhar durante 3 estações. Aqui onde moro, no Pechincha, a primavera, o outono e o inverno são amenos. Por conta do verão rigoroso, não recomendo trabalhar neste tipo de estação, a menos que seja absolutamente necessário.

3.1) Tendo três estações amenas, que equivalem mais ou menos ao verão europeu, isso faz com que a produtividade dos trabalhos seja maior do que aquela realizada na Europa.

3.2) Se os nossos salários fossem pautados nesse padrão, nós acabaríamos ganhando muito mais que os europeus em termos de dias trabalhados, pois podemos ser produtivos em três estações, enquanto eles só podem ser produtivos mesmo em uma, já que os salários tendem a ser reduzidos drasticamente no inverno, que é uma estação naturalmente improdutiva.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 28 de junho de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário