Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de junho de 2017

A verdadeira leitura de um livro pede que você leia outros livros que te preparem a compreender aquilo que você está lendo

1) Quando leio um livro, eu coleto impressões sobre alguns temas ou conceitos importantes. Exemplo disso: do livro Um Mapa da Questão Nacional eu aprendi a diferença entre nacionidade e nacionalidade, assim como em outro artigo aprendi o conceito de eu-nacional.

2) Ao longo do tempo, fui lendo outros livros, coletando outras impressões. Juntando uma coisa com a outra eu fui assimilando as idéias do livro Um Mapa da Questão Nacional, sem cair no esquerdismo.

3) Eu não li 50 livros por ano. Eu li o que me parecia relevante. Eu li poucos livros, de modo a me ajudarem a digerir o primeiro livro. Para digerir as idéias dos outros livros, vou precisar digerir outros livros e assim sucessivamente.

4) Você pode ler um livro fazendo destaques e escrevendo comentários sobre isso ou ficar fazendo sucessivas meditações, dia após dia. Eu fui pelo caminho da meditação - já escrevi mais de 3400 textos sobre isso e muitas outras coisas.

5) Além disso, sou do tipo que me prendo a um assunto só. Só passo para um novo assunto quando sinto que esgotei a matéria ou cheguei a ter conhecimento suficiente para falar o que penso. Não me incomodo de estudar outros assuntos desde que tenham conexão com o tema da minha pesquisa. Afinal, de nada adianta ser versado em um monte de assunto se não sei nem o básico sobre eles. O que falarei é só palavrório vazio, flatus vocis - e isso edifica má consciência em quem me ouve. E eu não posso ser irresponsável a esse ponto - até porque o que faço é de grande responsabilidade.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 22 de junho de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário